INESC TEC integra projeto para a previsão e a prevenção de incêndios

O INESC TEC integra um projeto nacional que tem como objetivo prever e prevenir incêndios, bem como apoiar o combate ao fogo durante e após a sua ocorrência. Denominado DBoidS – Sistema de Gémeos Digitais e boids para a prevenção de fogos, o projeto vai contar com dois centros de investigação do INESC TEC – o humanISE (Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação) e o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS).

A equipa do INESC TEC irá focar o seu trabalho no desenvolvimento de algoritmos de controlo e de gestão de frotas de drones, e de extração de informação, recorrendo a técnicas de Inteligência Artificial.

“A previsão e a prevenção de incêndios pode evitar e/ou reduzir o impacto dos fogos florestais, que muitas vezes colocam os cidadãos em situação de grande perigo”, referiu João Barroso, investigador do humanISE e professor associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

O projeto DBoidS, é desenvolvido em parceira com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria, tendo início em janeiro de 2022, e beneficiando de um financiamento de, aproximadamente, 225 mil euros.

O investigador INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UTAD.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal