És estudante de licenciatura ou mestrado? Já sabes o que vais fazer estas férias? O INESC TEC, seguindo a sua aposta na aproximação dos mais jovens às carreiras de investigação, abriu um novo concurso para estágios de investigação no verão – Estágios de verão INESC TEC 2024. As candidaturas decorrem até ao dia 15 de maio e, ao todo, serão selecionados 60 estudantes do ensino superior! Candidata-te aqui.
Este verão, estudantes de licenciatura e mestrado selecionados poderão passar da teoria à prática e perceber como se pode contribuir para a resolução de problemas reais, integrando uma experiência de investigação num dos domínios científicos do INESC TEC: Inteligência Artificial, Bioengenharia, Comunicações, Ciência e Engenharia dos Computadores, Fotónica, Sistemas de Energia, Robótica e Engenharia e Gestão de Sistemas.
Aos estágios, que têm uma duração mínima de quatro semanas e que vão decorrer entre 25 de junho e 31 de julho, podem candidatar-se estudantes de licenciatura ou mestrado nas áreas com afinidade aos domínios científicos de intervenção do INESC TEC, desde que, à data da candidatura, estejam inscritos numa instituição de ensino superior.
“O principal objetivo destes estágios de verão é proporcionar uma primeira experiência de investigação a quem quiser conhecer melhor as atividades de investigação e desenvolvimento, complementando a sua formação e aproximando os jovens das carreiras de investigação”, refere Aníbal Matos, administrador do INESC TEC e responsável por esta iniciativa.
Assim, os estudantes acolhidos terão oportunidade de desenvolver competências transversais, tais como espírito de colaboração, cooperação e trabalho em equipa, melhor perceber perspetivas futuras em termos de estudos e alternativas de desenvolvimento de carreira, para além de ter uma experiência prática de investigação, de modo a experimentarem e perceberem como se faz investigação e de que forma é possível contribuir para a ciência, com a criação de algo novo.
Dada a proximidade que o INESC TEC tem com instituições de Ensino Superior, será ainda possível que os estudantes de licenciatura que tenham de concluir um estágio curricular obrigatório para finalização do seu ciclo de estudos, possam requerer equivalências através da realização do estágio no INESC TEC.
“Os estágios podem ser efetuados de forma presencial, remota, ou em formato híbrido, dependendo da natureza do plano de trabalhos, sendo que é exigida aos estudantes a participação nas diversas atividades a tempo inteiro, ao longo das quatro semanas”, explica Aníbal Matos, que é também docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
No final do estágio, os estudantes vão ter a oportunidade de apresentar os resultados do seu trabalho, numa sessão de encerramento onde será entregue um certificado de conclusão, que poderão acrescentar aos seus currículos, e poderão, ainda, receber prémios e uma distinção de melhor estágio.
As candidaturas devem ser feitas no website do INESC TEC, até dia 15 de maio, onde poderão encontrar também informação detalhada sobre todo este processo. O formulário de candidatura que é necessário preencher exige a indicação, por ordem de preferência, de três temas de estágio.
Sobre a edição de 2023
“Alargando uma prática de acolhimento de estágios de verão que, há já vários anos, tem vindo a ser desenvolvida por um dos centros de investigação do INESC TEC, o de Telecomunicação e Multimédia, com grande sucesso, realizámos, em 2023, um piloto que envolveu mais três centros”, refere Sara Brandão, uma das responsáveis pela organização desta iniciativa.
Em 2023, o INESC TEC recebeu cerca de 160 candidaturas, aceitando 65 estagiários, um terço dos quais conseguiu equivalência a projetos curriculares de licenciatura.
Num inquérito feito no final dos estágios, 80% dos estudantes consideraram que o programa do INESC TEC cumpriu completamente as expectativas, dos quais mais de 50% admitiram que as suas expectativas foram excedidas.