INESC TEC lança formação executiva em Cibersegurança com a Porto Business School

Executive master em Cibersegurança – um programa de formação executiva do INESC TEC e da Porto Business School (PSB) arranca a 19 de fevereiro e tem duração de um ano. O objetivo passar por formar especialistas que queiram defender ativos digitais e dados confidenciais dos sistemas informáticos e de rede das suas empresas, de organismos governamentais ou de outro tipo de organizações contra ataques cibernéticos.

A nível global, o investimento em cibersegurança tem vindo a tornar-se uma prioridade para as organizações, motivado, em grande medida, pelo aumento dos níveis de ameaça às organizações. No segundo trimestre de 2023, por exemplo, o mercado mundial de tecnologia de cibersegurança registou um crescimento de 11,6% em termos anuais, atingindo os 19 mil milhões de dólares, de acordo com a Canalys.

No entanto, educar os colaboradores para cibersegurança parece ser o maior desafio das empresas portuguesas. Quem o diz é o estudo “Cybersecurity for SMBs: Navigating Complexity and Building Resilience” publicado pela SAGE, em 2023, e que concluiu que 55% das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas enfrenta este problema (a média global é de 44%). Estes desafios passam pela dificuldade no recrutamento de pessoas com competências em cibergurança (40%), na incerteza, por parte das PME, em relação ao nível de segurança das operações por fornecedores (56%) e num grau baixo de confiança quanto à seriedade com que as PME encaram este tema (46%). O mesmo estudo revela ainda que 71% das PME portuguesas consideram a cibersegurança como parte integrante da sua cultura atual.

Portugal ocupa atualmente o oitavo lugar no National Cyber Security Index, um índice que mede a capacidade de os países prevenirem e gerirem incidentes com base em políticas públicas, com 90 por cento de pontuação.

Tendo em conta o atual investimento em cibersegurança, a nível mundial, e a necessidade de educação para esta matéria, no que diz respeito às PME nacionais, o INESC TEC e a PBS uniram-se para lançar no mercado a primeira edição do executive master em cibersegurança.

O programa destaca-se pela vertente inovadora e tecnológica e pela natureza interdisciplinar, fornecendo conhecimentos e competências especializadas em cibersegurança. “O executive master em Cibersegurança tem como objetivo dotar os formandos de conhecimento profundo dos princípios, tecnologias e práticas de segurança cibernética e de capacidades para definir estratégias para proteger ativos digitais e enfrentar os desafios de segurança cibernética, contribuindo para os esforços nacionais e globais de segurança cibernética”, refere Rui Oliveira, codiretor do executive master em Cibersegurança da Porto Business School e membro do conselho de administração do INESC TEC.

No final da formação espera-se que os formandos tenham mais competências na deteção, resposta e recuperação de incidentes cibernéticos, assegurando o cumprimento dos regulamentos e padrões de segurança cibernética, evitando, assim, penalidades custosas e passíveis de serem evitadas.

Mais informações sobre o executive master em Cibersegurança disponíveis aqui.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal