INESC TEC lidera projeto de monitorização e fenotipagem premiado pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial

Desenvolver um sistema autónomo de baixo custo para a monitorização e a fenotipagem de culturas permanentes (vinhas, pomares e estufas). Este foi o principal objetivo do projeto Orioos Solução robótica autónoma de baixo custo para a monitorização e a fenotipagem de culturas permanentes, com recurso a aplicação móvel desenvolvido pelo INESC TEC, e premiado pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA).

A equipa responsável pelo projeto trabalhou no desenho e na concetualização de uma solução robótica modular para a automação dos processos de monitorização e fenotipagem, para que os utilizadores finais (agricultores e produtores) possam ter acesso aos dados das suas culturas de forma sintetizada, legível e facilmente interpretável.

“O projeto Orioos parte do conhecimento e da experiência do Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente no desenvolvimento de soluções para uma agricultura mais eficiente e sustentável. Nesse sentido, a equipa focou-se na criação de uma aplicação para smartphones Android que permite aos utilizadores ligarem-se a um robô com sensores que monitoriza as culturas”, referiu André Aguiar, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.

“Esta solução resolve o problema da falta de recursos humanos neste tipo de tarefas, apresentando os dados sobre as culturas de forma sintética e amigável, e promovendo uma maior interação humano-robô, por ser simples de instalar e utilizar – dado que, atualmente, a maioria das pessoas utiliza smartphones. De salientar que se trata de uma tecnologia de baixo custo e de maior proximidade às culturas, ao contrário da maioria das soluções que existem atualmente, com recurso a drones”, concluiu o investigador.

Aplicação Orioos para smartphone
Solução robótica desenvolvida no âmbito do projeto

O projeto Orioos decorreu entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, tendo recebido um financiamento de 10.000 euros pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA). Atualmente, a equipa encontra-se a melhorar a estrutura mecânica do robô e a produzir uma interface web melhorada, com vista à validação da tecnologia em contexto real e à sua comercialização.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal