INESC TEC organiza formação sobre Indústria 4.0

“Indústria 4.0 e Digitalização da Indústria” foi a designação da ação de formação promovida pelo INESC TEC, em resposta a um desafio lançado pelo Kaizen Institute Portugal, que teve como objetivo proporcionar a um grupo de 20 consultores séniores deste instituto a oportunidade de observar, explorar e interagir com diversas tecnologias, nomeadamente robótica móvel, industrial e colaborativa, soluções digitais suportadas por plataformas de industrial internet of things (IIoT) e redes de comunicação 5G, digital twin, planeamento avançado e escalonamento, inteligência artificial e simulação.

“A diversidade, amplitude e integração das temáticas e, sobretudo, a significativa componente prática e de experimentação das tecnologias emergentes da Indústria 4.0” são, segundo António Almeida, Business Developer do TEC4Industry do INESC TEC, os principais aspetos diferenciadores do curso.

Esta formação potenciou igualmente uma relação de parceria entre as duas organizações, que permitirá, no futuro, identificar oportunidades de colaboração, desenvolver propostas de prestação de serviços com forte componente de Investigação e Desenvolvimento, assim como agilizar a transição de conhecimento para o mercado.

“Com esta formação quisemos transmitir conceitos que potenciem aos vários centros do INESC TEC e ao Kaizen Institute Portugal a criação de parcerias estratégicas de desenvolvimento de novos produtos e serviços a serem introduzidos no mercado nacional e europeu”, acrescenta António Almeida.

Segundo José Carlos Pires, Senior Partner do Kaizen Institute, “com estas sessões de trabalho e partilha foi possível explorar as especificidades técnicas de cada tecnologia, garantindo uma uniformização de alguns conceitos específicos que são muito importantes para qualquer transformação digital”. O responsável realça ainda que, “ao longo da implementação de uma transformação digital, é essencial garantir a capacitação dos colaboradores, o envolvimento da liderança na incorporação estratégica desta iniciativa e a avaliação do ROI em cada nova área onde a solução é implementada”.

A formação de 14 módulos decorreu em março e teve a duração de 40h, surgindo também como parte da estratégia do INESC TEC para se posicionar como um parceiro crítico para a capacitação na transformação digital da indústria nacional.

 

O colaborador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC. 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal