INESC TEC organiza quarta edição do Text2Story

No dia 1 de abril, decorreu a quarta edição do Text2Story, em conjunto com a 43rd European Conference on Information Retrieval. O evento realizou-se online, devido ao contexto da pandemia, e focou-se na discussão dos mais recentes avanços em termos de recuperação de informação (information retrieval – IR) e representações narrativas formais de textos.

A cargo da organização estiveram Alípio Jorge e Ricardo Campos, investigadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, juntamente com Adam Jatowt (Universidade de Innsbruck, Áustria), Sumit Bhatia (IBM Research AI, Índia) e Mark Finlayson (Florida International University, E.U.A.). O workshop contou com o apoio de outros investigadores do INESC TEC, nomeadamente Alexandre Ribeiro, Álvaro Figueira, Arian Pasquali, Brenda Santana, Conceição Rocha, Evelin Amorim, João Paulo Cordeiro, Nuno Moniz e Sérgio Nunes.

Segundo os investigadores, “o workshop Text2Story enquadra-se numa estratégia que o nosso grupo de investigação tem vindo a desenvolver no âmbito da extração de narrativas e do projeto Text2Story. A realização deste workshop é um importante contributo na tentativa de identificar as últimas tendências deste domínio em concreto”.

O programa do evento, que contou com mais de 120 participantes, incluiu várias apresentações e duas keynote talks: a primeira a cargo de José Alves e Célia Rodrigues, infografistas do jornal Público, e a segunda apresentada por Leila Zia (Diretora e coordenadora da equipa de investigação da Wikimedia Foundation, a fundação responsável pela Wikipedia).

As apresentações do Text2Story encontram-se disponíveis no canal oficial do evento, no YouTube.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, ao IPT, à UBI, à UP-FCUP e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal