INESC TEC participa em conferência internacional na área de sistemas distribuídos confiáveis

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC participou na 38th International Symposium on Reliable Distributed Systems (SRDS 2019), que decorreu em Lyon, França, de 1 a 4 de outubro, onde apresentou quatro artigos científicos, organizou um workshop, entre outras missões.

A SRDS 2019 contou com o INESC TEC, representado por Tânia Esteves, Ricardo Macedo, João Paulo, Carlos Baquero e José Pereira, investigadores do HASLab, juntamente com Rui Oliveira, também investigador do mesmo Centro e membro do Conselho de Administração do INESC TEC.

No que respeita à apresentação de artigos científicos, os artigos intitulados “d’Artagnan: a Trusted NoSQL Database on Untrusted Clouds” e “BISEN: Efficient Boolean Searchable Symmetric Encryption with Verifiability and Minimal Leakage” foram apresentados na sessão “Database Management Systems”, que decorreu no primeiro dia desta conferência internacional.

Já os artigos intitulados “A Case for Dynamically Programmable Storage Background Tasks” e “TrustFS: An SGX-enabled Stackable File System Framework” foram apresentados no âmbito de um dos quatro workshops da SRDS 2019, em concreto, no “1st Workshop on Distributed and Reliable Storage Systems (DRSS’19). De referir ainda que estes dois artigos foram também selecionados para a sessão de posters da SRDS 2019.

Relativamente à participação da equipa nos workshops, Carlos Baquero dirigiu uma Keynote Talk intitulada “Efficient Synchronization of State-based CRDTs” no âmbito do “5th Workshop on Planetary-Scale Distributed Systems (W-PSDS)” e João Paulo esteve envolvido na organização do “1st workshop on Distributed and Reliable Storage Systems (DRSS’19). Já José Pereira foi um dos responsáveis pelo Program Committee da SRDS 2019 e Rui Oliveira é um dos membros do Steering Committee da mesma conferência.

A SRDS 2019, copatrocinada pela IEEE Computer Society, é uma conferência internacional que reúne investigadores e profissionais da indústria interessados no design, desenvolvimento e avaliação de sistemas distribuídos com ênfase na confiabilidade, disponibilidade e segurança.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal