INESC TEC participa em encontro nacional dedicado a Ciência, Tecnologia e Inovação

6 sessões plenárias, 18 demonstrações virtuais, 47 sessões paralelas, 107 comunicações, 138 oradores, 461 posters. Este é o resumo do Ciência 2021, o maior encontro nacional da comunidade científica, que decorreu de 28 a 30 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa. Reunindo investigadores, empresários, decisores políticos, estudantes e professores de todos os níveis de ensino, esta foi a segunda edição num formato híbrido, com algumas sessões exclusivamente presenciais e outras, em particular as plenárias, simultaneamente presenciais e online.

Ao abrigo do mote “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”, o Ciência 2021 permitiu trazer para discussão os principais desafios e oportunidades da ciência que se faz em Portugal e na Europa no corrente ano de restrições ligadas à pandemia de COVID-19. Do futuro do emprego à exploração espacial, da transição digital às alterações climáticas, da inteligência artificial à ciência urbana, foram vários os tópicos abordados nos diferentes palcos das sessões temáticas.

Manuel Heitor

Este ano o país convidado foi França, com o propósito de destacar o intercâmbio e a cooperação científica existente entre os dois países, bem como o papel da investigação e do ensino franceses um pouco por todo o mundo.

INESC TEC apresenta trabalho na área de Computação Avançada

Foi no dia 28 de junho, na sessão temática intitulada “Indústria, inovação e crescimento económico”, que Ana Alonso, investigadora do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, fez a apresentação sobre “Computação na Nuvem com Garantias de Privacidade”.

A produção, o armazenamento e a gestão de grandes volumes de dados é cada vez mais uma realidade e todos os envolvidos acabam por ficar vulneráveis a potenciais explorações nocivas de informações. Nesse sentido, o esforço deste trabalho consiste em desenvolver soluções tecnológicas que procurem proteger os consumidores, evoluindo nesta área através do acolhimento de vários projetos de investigação europeus, nomeadamente o PRACTICE e o SafeCloud.

Robótica inteligente nas demonstrações de atividades de I&D

“Soluções robóticas flexíveis, adaptáveis e inteligentes” foi o trabalho divulgado pelo INESC TEC no espaço reservado para demonstrações de atividade científica das instituições, que decorreu exclusivamente online.

Aqui, o INESC TEC deu a conhecer o progresso feito na área de robótica inteligente, ao apresentar os mais recentes protótipos desenvolvidos em projetos de cooperação com empresas, para aplicação designadamente em agricultura, hospitais, PMEs e mineração subaquática.

Participação em diferentes sessões temáticas

No dia 29 de junho, Luís Seca, Membro do Conselho de Administração do INESC TEC e investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, apresentou o projeto europeu InterConnect – o maior projeto europeu alguma vez liderado por uma instituição portuguesa – no âmbito da sessão “Investigar e Inovar na Europa 2021-27- Cooperação Portugal-França”.

“Tratou-se de uma oportunidade de divulgar um projeto fundamental no domínio da digitalização do setor elétrico, que se encontra alinhado com o tema da cooperação Portugal-França pois, para além do projeto envolver grandes demonstradores nos dois países, a colaboração de entidades de I&D e empresas dos dois países para a sua realização perspetiva grandes oportunidades de desenvolvimento conjunto e de transferência de tecnologia.”, explicou Luís Seca.

Assinatura do protocolo

Ainda a 29 de junho, na Sessão Plenária 4 – “A ciência e os novos desafios da interação espaço-clima: da observação da Terra ao clima espacial”, houve oportunidade para Rui Oliveira, Membro do Conselho de Administração do INESC TEC e diretor científico do Minho Advanced Computer Center (MACC), dar a conhecer aos participantes, em sala e online, o que é o MACC através duma renovada visita virtual, mostrando esta infraestrutura colaborativa nacional que serve, por exemplo, para apoiar iniciativas em supercomputação e ciência de dados. Neste momento houve ainda lugar à assinatura do Contrato de Concessão de Incentivos pelo Fundo de Apoio à Inovação (FAI) e pelo Fundo de Eficiência Energética (FEE), com o INESC TEC e o INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial), ambos promotores do projeto “Sustainable HPC”.

Já no último dia, a sessão “Investigar e Inovar na Europa com o Horizonte Europa – Pilar 2: Missões e parcerias” teve moderação por parte de José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, e a participação como orador de José Carlos Caldeira, Membro do Conselho de Administração do INESC TEC.

Workshop UT Austin Portugal

Finalmente, o programa UT Austin Portugal foi responsável pela organização do workshop intitulado “Better prepared: Strengthening societies through international scientific collaboration”, que decorreu na tarde do dia 30 e contou com intervenções de José Manuel Mendonça e Rui Oliveira, respetivamente Diretor e Codiretor do Programa em Portugal, e de João Tiago Paulo, investigador do HASLab.

Um esforço coletivo dedicado ao futuro da Ciência

O Encontro Ciência 2021 contou com a participação de perto de 10.000 pessoas online, que, juntamente com as cerca de 860 que entraram fisicamente no Centro de Congressos nos três dias de evento, promoveram uma discussão de ideias significativas para o apoio na recuperação do país em termos económicos, sociais, e não só.

Marcelo Rebelo de Sousa

António Costa, Primeiro-Ministro, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, foram os convidados da sessão de abertura do evento. Além das presenças de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, o encerramento esteve a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

A iniciativa foi promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Créditos fotos: Encontro Ciência

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UMinho.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal