INESC TEC participa em evento europeu dedicado à Economia Azul

O INESC TEC participou na edição de 2022 do evento “Aquaculture Europe”, que decorreu entre os dias 27 e 30 de setembro, na cidade de Rimini, em Itália, subordinado ao tema “Innovative Solutions in a Changing World”.

O objetivo desta participação passou por dar a conhecer os desenvolvimentos institucionais nas áreas da ciência, inovação e empreendedorismo azul. Em apresentação num stand expositivo, e em cooperação com o laboratório colaborativo B2E (Blue Bioeconomy Colab), foram mostrados os desenvolvimentos tecnológicos e suas aplicações, em contexto científico e empresarial, no âmbito da rentabilidade e sustentabilidade dos oceanos.

Um dos participantes neste evento foi Carlos Pinho, Business Developer da iniciativa TEC4Sea do INESC TEC, uma atividade que se propõe a apoiar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias que permitam observar, explorar e operar nas profundezas do mar de forma sustentável, utilizando sistemas autónomos.

Além da área de expositores, o evento acolheu em paralelo um programa que incluiu sessões plenárias, workshops, momentos de networking e ainda sessões de apresentações de trabalhos e posters. Nesse âmbito, foi no dia 30 setembro que Paula Lima, investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, apresentou o trabalho “Intelligent Monitoring System for Indoor Aquaculture Tanks”, que descreve o sistema inteligente de distribuição de alimento que tem em consideração a biomassa de peixes no tanque, para determinar a quantidade de alimento a dispensar. Tendo por base técnicas de Machine Learning, este sistema foi desenvolvido no âmbito do projeto Feedfirst.

Organizado anualmente pela Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS – European Aquaculture Society), o Aquaculture Europe pretende abordar temas estruturais no setor, nomeadamente de que forma a aquacultura está a enfrentar desafios como as mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais, a perda de biodiversidade, a segurança alimentar e a poluição ambiental, ao mesmo tempo que procura apresentar soluções para desenvolver um setor sustentável, responsável, produtivo e neutro em relação ao clima.

 

Os colaboradores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal