INESC TEC participa na primeira edição da UTAD Summit 

Como forma de divulgar e promover a adesão de novos colaboradores, o INESC TEC associou-se à primeira edição da UTAD Summit, um evento pedagógico organizado por um conjunto de cinco núcleos de estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que aconteceu entre os dias 7 e 10 de março.  

Assumindo o papel de um dos patrocinadores oficiais do evento, o INESC TEC esteve presente na Feira de Emprego, que durou os quatro dias, e preparou ainda uma palestra e um workshop, que decorreram ambos no dia 9 de março e fizeram parte do programa de atividades paralelas. A primeira incluiu uma apresentação institucional do INESC TEC, levada a cabo por José Boaventura, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), seguida de uma exposição sobre o Laboratório Massive, feita por Miguel Melo, investigador do HumanISE – Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação. Por sua vez, o workshop intitulou-se “Nó sensor IoT para agricultura de precisão baseado em LoRaWAN”. Lecionado por António Valente, investigador do CRIIS, este workshop demonstrou a elaboração de um nó sensor para agricultura de precisão, sendo também abordados a sua programação, o seu registo na rede LoRaWAN, a elaboração do descodificador, a gravação dos dados numa base de dados e a visualização dos mesmos.  

O evento teve como principal objetivo a divulgação de empresas ou organizações capazes de servir de opção futura para os estudantes da UTAD, além de enriquecer as competências pedagógicas de todos os alunos representados por estes Núcleos.  

Ao longo dos anos, os Núcleos da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD realizavam jornadas pedagógicas individuais, atraindo constantemente centenas de alunos e docentes para os seus eventos. Desta vez, de modo a fomentar a relação entre os organizadores e fazer crescer estes eventos, os cinco Núcleos fundiram as suas Jornadas, criando, assim, a UTAD Summit. Assim esta iniciativa foi organizada em conjunto pelos núcleos de estudantes de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial, Matemática Aplicada e Ciência de Dados e Comunicação e Multimédia. 

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTAD.  

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal