INESC TEC promove fórum internacional sobre energia

Entre os dias 27 de junho e 1 de julho, a cidade do Porto foi palco da PSCC 2022: XXII Power Systems Computation Conference, uma das conferências internacionais de referência na área dos sistemas de energia, organizada este ano pelo INESC TEC.

Durante cinco dias, cerca de 380 pessoas reuniram-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para assistir a apresentações, tutoriais, sessões temáticas e painéis de discussão. Houve ainda lugar a apresentações de artigos, numa edição em que foram aceites 226 trabalhos, distribuídos em 40 sessões paralelas. Com destaque para Portugal, estiveram presentes participantes de países como Estados Unidos da América, França, Espanha, Canadá, Austrália, Brasil, Alemanha, Japão e Reino Unido, entre outros.

Nesta conferência foram endereçados temas atuais associados com a transição energética nos sistemas elétrico, sendo de salientar os seguintes: planeamento e gestão do sistema elétrico com grande volume de incertezas, modelização e análise do desempenho de soluções de controlo do sistema elétrico, tecnologias de informação e comunicações para a modelização e operação do sistema elétrico, análise de dados e técnicas computacionais aplicadas ao sistema elétrico.

João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC e chair da Comissão Organizadora Local do PSCC 2022, afirma que “o evento foi um grande sucesso, provando que o networking presencial continua a ser fundamental na troca de conhecimentos e experiências para contribuir com respostas que permitam construir o sistema elétrico do futuro, num cenário de aceleração da transição energética”.

Com realização a cada dois anos, a PSCC proporciona desde 1963 um fórum internacional para a troca de conhecimento e experiência sobre os mais recentes desenvolvimentos na área de sistemas de energia, cumprindo até ao momento 22 edições. Este ano o evento regressou ao formato presencial, após um interregno devido à pandemia, que obrigou a que a última edição fosse inteiramente virtual.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal