INESC TEC promove workshops de inovação sobre transformação digital

Cerca de quatro dezenas de empresários e gestores, representantes de empresas demonstradoras de tecnologia e investigadores do sistema científico e tecnológico participaram em workshops de inovação, promovidos no âmbito do projeto SAP 4.0, que decorreram no iiLab – Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC. O projeto é promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) e copromovido pela Associação Empresarial de Santa Maria da Feira (AEF), contando com a participação do INESC TEC como parceiro tecnológico.

Identificar oportunidades e desafios do processo de digitalização i4.0, conhecer e experimentar soluções digitais i4.0 e debater sobre processos e ferramentas para desenho de estratégias para a transformação digital foram as grandes temáticas dos Laboratórios de Inovação, promovidos no âmbito do projeto o projeto SAP 4.0 – Caraterização AS-IS e desenho de roadmap estratégico no âmbito dos Sistemas Avançados de Produção. Estas sessões, que contaram com a presença de empresas da região do Entre Douro e Vouga, visaram apoiar os industriais daquela área geográfica no desenvolvimento de um plano estratégico tecnológico i4.0.

Quatro dezenas de empresários e gestores participaram nos workshops de inovação
Foi promovida discussão em torno das oportunidades e dos desafios das empresas

 

 

 

 

 

 

 

Laboratórios: Da teoria à prática

Partindo dos desafios já identificados pelas empresas aquando da realização de um diagnóstico para caraterizar o nível de maturidade digital i4.0 e o contexto económico da região, elaborado pelo INESC TEC, foi promovida a discussão em torno das oportunidades e dos desafios das empresas, no âmbito do seu processo de transformação digital.

Segundo os investigadores do INESC TEC, Alexandra Xavier, Alípio Torre, Daniela Silva, Filipe Ferreira, Pedro Senna e Rui Rebelo, “a par desta reflexão, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer e experimentar, no nosso Laboratório de Indústria e Inovação, o iiLab, tecnologias i4.0 e casos de sucesso, com potencial de aplicação aos seus negócios”.

Entre as demonstrações de tecnologias, destacam-se os sistemas robóticos colaborativos centrados na interação pessoas-máquinas (desenvolvidos pelo Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC – CRIIS), os manipuladores móveis para pick and place (desenvolvidos pelo CRIIS e pelo Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais do INESC TEC – CESE), os sistemas de planeamento e escalonamento da produção (apresentados pelo CESE e pela empresa softi9), o Digital Twin (apresentado pela empresa Infinite Foundry), as plataformas de gestão da produção em tempo real (apresentadas pela empresa proGrow) e as soluções de realidade aumentada (apresentadas pela empresa KIT-AR).

Participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar tecnologias i4.0

Segundo os investigadores do INESC TEC, as empresas foram ainda desafiadas a desenhar soluções em co-criação, nas áreas de robótica e automação e sistemas de informação, bem como a respetiva estratégia de implementação.

“Este é um projeto bastante ambicioso”, confessam os responsáveis pelas associações promotoras, o diretor executivo da AECOA, António Pinto Moreira, e o presidente da Direção da AEF, Alferes Pereira. Tendo em conta que este programa tem como objetivo “a definição de um roteiro tecnológico i4.0 para todos os setores da fileira de Sistemas Avançados de Produção”, António Pinto Moreira reforça a importância do papel do parceiro tecnológico: “É um privilégio podermos contar com um parceiro de referência do Sistema Tecnológico e Científico Nacional, o INESC TEC, para nos trazer todo o know- how e experiências científica e técnica para que este programa venha a ter o maior sucesso”. O responsável destaca mesmo os Laboratórios de Inovação, realizados no iiLab, onde foi possível colocar em prática tudo o que se pretende cumprir com o projeto.

O projeto SAP 4.0 é financiado pelo programa Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, no montante de 411.022,67 euros, dos quais 349.369,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal