Num position paper publicado recentemente e denominado “Shaping Europe’s future with FP10”, o INESC TEC destaca a importância do 10º programa-quadro para a Investigação e Inovação para transformar a Europa em líder mundial de inovação e tecnologia. Para atingir estes objetivos através do FP10, que vai abranger o período de 2028 a 2034, o INESC TEC defende que os desafios societais críticos têm de ser abordados, melhorando a competitividade económica europeia, apostando na promoção de um crescimento sustentável e no bem-estar dos cidadãos europeus.
A visão estratégica do INESC TEC centra-se, assim, na necessidade de enfrentar questões sociais significativas, como as alterações climáticas, a transformação digital e a saúde pública, numa política que tem de passar pela aposta em tecnologias emergentes e de futuro. O INESC TEC defende que só com um investimento estratégico destes em ciência e tecnologia é que a Europa vai conseguir alcançar a soberania tecnológica e trabalhar questões como a sua resiliência económica.
As dimensões críticas para o sucesso do FP10
A contribuição do INESC TEC foca-se em quatro dimensões essenciais para um desenho e uma implementação bem-sucedidas deste 10º programa-quadro:
- Liderança Estratégica Global – através de uma abordagem proativa e estratégica, que antecipe tendências e desafios globais e que assente em setores críticos, como tecnologias digitais, energia verde, manufaturada avançada e biotecnologia, desenvolvendo estratégias de longo prazo e com uma alocação de recursos eficaz.
- Desenvolvimento e Sustentabilidade de Ecossistemas – priorizando o desenvolvimento de cadeias de valor transfronteiriças e de infraestruturas de investigação e inovação, garantindo, para isso, um financiamento sustentável, mas também tendo em conta o fortalecimento de parcerias público-privadas, que considerem quer as políticas de I&D da EU quer as estratégias industriais a desenvolver, promovendo, assim, uma colaboração intersectorial.
- Financiamento com uma visão assente no futuro – com investimentos em tecnologias emergentes com potencial transformador, tais como a computação quântica, a inteligência artificial e a biotecnologia, apoiando a investigação fundamental e facilitando a comercialização de novas tecnologias, criando, assim, um ambiente favorável à inovação.
- Excelência na implementação – através da implementação de abordagens dinâmicas e orientadas aos resultados, como os OKR’s (Objetivos e Resultados Chave ou Objectives and Key Results, em inglês), que sejam capazes de adaptar os mecanismos de financiamento às diferentes fases do ciclo de inovação.
O compromisso com o Futuro da Europa
O INESC TEC está empenhado em contribuir para uma reflexão profunda e uma reformulação do futuro da Investigação e Inovação europeia no âmbito do FP10. Através de liderança estratégica, desenvolvimento sustentável de ecossistemas, financiamento orientado para o futuro e excelência na implementação, o INESC TEC pretende posicionar o novo programa-quadro como um pilar robusto e resiliente da capacidade de Investigação e Inovação europeia, garantindo que a Europa permanece na vanguarda na resolução de desafios globais e aproveita oportunidades emergentes.
O artigo completo, disponível apenas em inglês, pode ser lido aqui.