INESC TEC recebe Almirante Gouveia e Melo e apresenta roteiros sobre capacitação e investigação em Tecnologias Oceânicas

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), o Almirante Henrique Gouveia e Melo, visitou o INESC TEC no dia 7 de abril. A visita teve como objetivo apresentar ao CEMA o contributo do Instituto para o crescimento sustentável da Economia do Mar, em particular, o trabalho de investigação, desenvolvimento, testes e validação de Tecnologias Oceânicas, assim como explorar possibilidades de cooperação. O programa incluiu também uma passagem pelo “Mar Profundo”, o navio de apoio à investigação multidisciplinar no Mar. 

Da robótica marinha à sensorização avançada, passando pelas comunicações, o INESC TEC tem vindo a desenvolver uma série de soluções que potenciam a monitorização e a exploração sustentável do Mar, respondendo sobretudo ao contexto e aos desafios do Mar Português. De visita ao INESC TEC, Gouveia e Melo teve a oportunidade de conhecer o trabalho do Instituto nesta área, assim como os respetivos Roadmaps sobre a Capacitação em Tecnologias Oceânicas e sobre as Linhas de Investigação em Sistemas e Tecnologias Oceânicas. 

“O nosso plano estratégico parte das características do Mar Português, que é de enorme dimensão e maioritariamente profundo e ultraprofundo, e define a forma como podemos responder a esses desafios, desenvolvendo tecnologia capaz de operar em grandes profundidades, durante mais tempo, que possa ser produzida de forma massiva e que seja mais segura, com níveis avançados de automação e autonomia”, explica Eduardo Silva, Coordenador do TEC4SEA do INESC TEC.  

A Comitiva da Marinha visitou as instalações do Laboratório de Robótica e Sistemas Robóticos Autónomos do INESC TEC, localizadas no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). No Laboratório, os coordenadores do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC (CRAS), Nuno Cruz e José Miguel Almeida, demonstraram a capacidade e competência da infraestrutura, dando a conhecer os projetos em curso, nomeadamente na área da robótica marinha e sistemas subaquáticos. 

Do Laboratório para a Marina de Leixões, seguiu-se uma visita ao “Mar Profundo”, o navio do INESC TEC para apoio à investigação, teste e validação de tecnologias oceânicas, cuja apresentação esteve a cargo de Paulo Mónica, investigador do INESC TEC. Lançada ao Mar em abril de 2021, trata-se de uma embarcação única em Portugal que permitirá o acesso rápido ao mar profundo, e que está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa.  

A acompanhar o Chefe do Estado-Maior da Armada estiveram o Capitão-de-fragata Lourenço da Piedade, da Divisão de Inovação do Estado-Maior da Armada, o Primeiro-tenente Vladimiro Maio Neves e o Sargento-ajudante Branco Marques. Em representação do INESC TEC participaram na visita José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração, João Claro, Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva, Gabriel David, Luís Seca, Graça Barbosa, Aníbal Matos e Rui Oliveira, Administradores, Eduardo Silva, Coordenador do TEC4SEA, Carlos Pinho, Business Developer do TEC4SEA, Nuno Cruz e José Miguel Almeida, Coordenadores do CRAS, Alfredo Martins, Carlos Almeida e Paulo Mónica, Investigadores do CRAS, e António Gaspar, Business Developer do TECPARTNERSHIPS. 

 

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao ISEP-PPorto. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal