INESC TEC recebe delegação de uma das maiores empresas de energia elétrica do Japão

A Chubu Electric Power Co., Inc. (CEPCO), uma das maiores empresas do setor elétrico do Japão, esteve de visita ao INESC TEC, para conhecer as soluções que o Instituto tem vindo a desenvolver e os projetos que tem em curso na área dos sistemas de energia, com destaque para soluções focadas na transição energética. A delegação, acompanhada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), visitou ainda o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e de Veículos Elétricos do INESC TEC.

A agenda da visita incluiu uma apresentação acerca do INESC TEC e, em particular, do trabalho desenvolvido pelo seu Centro de Sistemas de Energia, assim como de um conjunto de projetos e soluções tecnológicas, direcionados para a descarbonização, a simulação de sistemas de energia e planeamento, os sistemas de armazenamento, as redes Inteligentes, microredes, interoperabilidade e flexibilidade da rede, redes híbridas AC/DC, entre outros.

A equipa partilhou os trabalhos desenvolvidos no âmbito de projetos nacionais e europeus como o InterConnect, o EU-SCORES, ou SmartGlow, assim como em projetos colaborativos com a indústria. “A visita de empresas, neste caso uma das principais a operar no setor elétrico japonês, permite-nos partilhar as nossas competências e conhecimento, bem como as nossas soluções tecnológicas. O facto de podermos demonstrar essa capacidade através das nossas infraestruturas de investigação, torna visível a nossa capacidade de transformar ciência em inovação transferível para o setor empresarial, o que naturalmente alavanca oportunidades de colaboração nesta área da transição energética”, explica Luís Seca, administrador executivo do INESC TEC.

A CEPCO é uma empresa de serviços públicos localizada na região de Chubu, no Japão, com mais de 70 anos de existência, e responsável por assegurar o fornecimento de energia elétrica para a região central do país, incluindo áreas metropolitanas como Nagoia. Além da sua atividade relacionada com a geração, transmissão e distribuição de energia, a empresa tem estado envolvida em iniciativas para promover a eficiência e a sustentabilidade no setor elétrico japonês.

Recorde-se que o INESC TEC tem já um histórico de cooperação com o Japão, mantendo relações de colaboração com entidades como o National Institute of Informatics (NII), o National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST), o RIKEN ou o National Institute of Information and Communications (NIICT) colaborações que têm permitido, por exemplo, o intercâmbio de investigadores, o desenvolvimento de projetos conjuntos com publicações científicas associadas, ou a partilha de conhecimento através da participação em redes colaborativas transnacionais como é o caso da rede CENTRA – Collaborations to Enable Transnational Cyberinfrastructure Applications.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal