INESC TEC testa um dos robôs submarinos mais avançados do mundo

O robô autónomo UX-1Neo, para exploração de minas subterrâneas inundadas, foi testado dia 27 de maio na antiga mina de urânio da Urgeiriça, em Nelas, Viseu. Estes foram os primeiros testes do robô desenvolvido pelo Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, no âmbito do projeto europeu UNEXUP.

Estes testes contaram com a colaboração da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A. responsável pela mina da Urgeiriça e antigos parceiros do projecto europeu UNEXMIN precursor do robô actual.

O UNEXUP é um projeto que pretende melhorar a tecnologia desenvolvida anteriormente no UNEXMIN e comercializá-la. O novo robô de exploração tem o hardware e o software melhorados, revelando um melhor desempenho em termos de alcance e profundidade, aquisição, gestão e processamento de dados.

Trata-se de um dos robôs submarinos mais avançados do mundo, com uma nova arquitetura modular, elevada operacionalidade e um conjunto bastante alargado de sensores, num volume reduzido (aproximadamente uma esfera de 70 cm de diâmetro), incluindo seis câmaras, sistemas de sensorização 3D baseados em laser e sensores acústicos de mapeamento e imagem. Novas capacidades que conferem às missões de exploração mais confiabilidade e segurança, com menores custos”, afirma Alfredo Martins, investigador do CRAS e docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Imagens obtidas pelo robô UX-1Neo

Este robô subaquático autónomo permite a exploração de minas inundadas até mil metros de profundidade, obtendo informação relevante como o estado estrutural e mapa das mesmas (permitindo saber se existiram derrocadas ou outros problemas) e informação geológica importante para determinar a existência de recursos minerais com interesse económico, que de outra forma seria mais difícil e perigoso  obter ou teria custos mais elevados (como por exemplo pela necessidade de retirar a água, baixando o nível freático).

Existem na Europa cerca de 30 mil minas fechadas, muitas das quais estão agora inundadas, mas ainda contêm recursos minerais importantes e passíveis de serem explorados. Este projeto permitirá introduzir no mercado europeu um robô com capacidade de produzir informações geológicas, mineralógicas e espaciais da forma mais segura possível, a partir de minas inundadas e outros ambientes confinados subaquáticos, preenchendo uma necessidade específica do mercado que não se encontra atualmente coberta.

O UNEXUP é financiado pelo EIT Raw Materials em cerca de 2.9M€. Termina em dezembro de 2022 e, além do INESC TEC, inclui os seguintes parceiros: Universidade de Miskolc (líder) e UNEXMIN GeoRobotics, Hungria; La Palma Research Centre e Universidade Politécnica de Madrid, Espanha; Resources Computing International Ltd (4dcoders), Reino Unido; Universidade de Tampere, Finlândia; e Serviço Geológico da Eslovénia, Eslovénia.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao ISEP-PPorto.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal