INESC TEC vai desenvolver métodos matemáticos para avançar a programação ciber-física

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC coordena o projeto “Quantitative methods for cyber-physical programming: reasoning precisely about imprecisions in cyber-physical behavior”, cujo objetivo é desenvolver métodos matemáticos  para modelar e analisar imprecisões no software ciber-físico.

Os sistemas ciber-físicos constituem uma parte crítica da indústria 4.0.  Com isto em mente, a equipa do projeto tenciona estabelecer bases matemáticas para o desenvolvimento orientado a imprecisões e sistemático de software ciber-físico. “A criação de bases matemáticas para uma engenharia de software ciber-físico orientada a princípios de incerteza, estabilidade, e ruído promete facilitar o desenvolvimento de tecnologia mais avançada e robusta, com aplicações em diferentes áreas, como por exemplo medicina, energia, e indústria automóvel.”, explica Renato Neves, investigador do HASLab que coordena o projeto.

A inovação do projeto reside no desenvolvimento de métodos quantitativos, especificamente métodos que consigam lidar com incerteza, estabilidade, e ruído no contexto do software ciber-físico.

O projeto é coordenado pelo INESC TEC e tem como parceiro o CISTER-ISEP (Research Centre in Real-Time and Embedded Computing Systems). Tem início previsto para 2022 e termina no final de 2024. É financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em cerca de 249 mil euros.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal