INESC TEC vence primeira edição do Prémio Mar Sustentável

No âmbito de uma iniciativa inédita que tem por objetivo destacar o trabalho ligado à Economia Azul, o INESC TEC foi galardoado com o Prémio Mar Sustentável, na categoria “Ciência e Tecnologia”.

Esta iniciativa pretende promover o conhecimento sobre a Economia do Mar e, dessa forma, distinguir ações alinhadas com o objetivo da sustentabilidade, de acordo com a abordagem ESG – Environment, Social and Governance (rentabilidade com elevado desempenho ambiental e social). A candidatura do INESC TEC suportou-se no seu portfólio de projetos de I&D, que, ao cobrir um largo espectro dos setores da Economia do Mar, está particularmente ativo nas áreas ligadas a energias renováveis marinhas (incluindo o hidrogénio verde), monitorização e proteção ambiental, portos, defesa marítima e recursos marinhos vivos (pesca e aquacultura). Neste âmbito, e entre 2020 e 2021 (anos com dados compilados e validados), a instituição esteve envolvida em 30 projetos com um valor de financiamento total superior a 20M€.

Além da categoria “Ciência e Tecnologia”, o Prémio Mar Sustentável reconheceu ainda instituições com trabalhos nas áreas de Inovação e Empreendedorismo e de Literacia do Oceano, bem como a “Personalidade do Ano”.

De acordo com Diana Ramos, Diretora do Jornal de Negócios, “este prémio nasceu da necessidade de dar mais visibilidade à Economia do Mar”. Apesar de existirem setores bem consolidados, Diana Ramos defende que “há domínios que têm grande potencial, mas que ainda não estão plenamente desenvolvidos, como é o caso da biotecnologia azul, das energias renováveis oceânicas, da robótica marítima ou das tecnologias digitais”.

O prémio foi entregue no dia 24 de fevereiro, em Oeiras, numa cerimónia que contou com José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, Henrique Gouveia e Melo, Chefe Estado-Maior da Armada, e António Nogueira Leite, Presidente do Fórum Oceano. Perante uma plateia de especialistas, investigadores e representantes de entidades ligadas ao oceano, foi possível ainda assistir a um debate sobre “O Futuro da Economia Azul”, levado a cabo por Maria João Mediana, Diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, e Rúben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano.

Promovida pelo Jornal de Negócios e pelo Fórum Oceano, com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e apoio institucional do Gabinete do Secretário do Estado Mar, esta foi a primeira edição de um reconhecimento que pretende dar continuidade, incentivar e potencializar o desenvolvimento dos diferentes setores ligados ao mar.

 

Créditos foto: Cofina 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal