Investigação desenvolvida no INESC TEC ganha prémio de Robótica

O trabalho de investigação intitulado “Programming Robots by Demonstration using Augmented Reality”, da autoria de Inês de Oliveira Soares, recebeu o Prémio de Melhor Dissertação de Mestrado Nacional em Robótica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR).

Neste trabalho, a investigadora propõe o desenvolvimento de um protótipo de um sistema de interação homem-máquina, que possa permitir a um operador industrial, sem qualquer experiência ou conhecimento em programação, configurar um robô industrial colaborativo.

Finalizado em 2021, este trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no âmbito da colaboração da autora com o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, tendo como instituição de acolhimento o iiLab – Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC, e como orientador Marcelo Petry e co-orientador António Paulo Moreira, ambos do CRIIS.

A SPR distingue todos os anos diversas iniciativas desenvolvidas na área da robótica. Este ano, os prémios foram divulgados presencialmente na conferência ICARSC (IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions), no dia 29 de abril, em Santa Maria da Feira.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal