Investigação INESC TEC e FCUL permite facilitar acesso ao genoma humano

O artigo científico “GenoDedup: Similarity-Based Deduplication and Delta-Encoding for Genome Sequencing Data”, da co-autoria de João Paulo, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e UMinho, apresenta uma nova solução de deduplicação de dados, que permite guardar e aceder a informação do genoma humano de forma mais rápida e com menor custos de armazenamento associados.

Escrito em colaboração com Vinicius Cogo e Alysson Bessani, ambos da Faculdade de Ciências de Lisboa, este artigo foi aceite para publicação na revista científica IEEE Transactions on Computers, uma das revistas com maior relevância na área da Ciência de Computação.

Esta nova solução de deduplicação pretende reduzir os custos associados ao armazenamento de informação genómica, mantendo a eficiência de acesso à mesma. Desta forma, esta solução permitirá agilizar e acelerar os atuais estudos científicos focados no genoma humano, facilitando assim novas descobertas.

Publicada pelo IEEE, a revista foi classificada em 2019 um fator de impacto de 3.13, estando ainda classificada como Q1, de acordo com o SCIMAGO, e A*, de acordo com o Core Rank 2015.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal