Investigação INESC TEC em linguagem de especificação Alloy apresentada em conferência de topo de engenharia de software

No âmbito do trabalho na linguagem e ferramenta de especificação Alloy, uma equipa de investigadores do INESC TEC apresentou a extensão QAlloy na ACM Joint European Software Engineering Conference and Symposium on the Foundations of Software Engineering (ESEC/FSE), conferência de topo na área de engenharia de software que decorreu de 14 a 18 de novembro, em Singapura.

Apesar do Alloy ser um método formal bastante popular na conceção de software, não é adequado para problemas de natureza quantitativa tais como, por exemplo, problemas nas áreas de data mining, machine learning, computação quântica, sistemas de tempo real, entre outras. Para responder a esta limitação, o artigo “Quantitative relational modelling with QAlloy” apresenta uma extensão, designada QAlloy, para lidar precisamente com este tipo de problemas.

“A solução QAlloy, que estende o Alloy standard, ferramenta desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e disponibilizada publicamente, é capaz de fazer análise de modelos quantitativos sem prejudicar a simplicidade da linguagem e o seu uso em problemas práticos”, refere Pedro Silva, um dos autores do artigo. Assim, “esta solução disponibiliza uma ferramenta de modelação e análise que lida, de forma simples e eficaz, com problemas de natureza quantitativa”, acrescenta o investigador.

Esta ferramenta pode ser aplicada aos problemas já suportados pela linguagem Alloy mas, para além disso, a problemas que apresentam propriedades críticas de natureza quantitativa no domínio dos números inteiros. Suporte para outros domínios quantitativos, tais como o probabilístico para permitir modelar problemas com incerteza, encontram-se neste momento a ser investigados.

Este artigo foi escrito em co-autoria pelos investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, Alcino Cunha e José Nuno Oliveira, também docentes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Nuno Macedo, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Pedro Silva.

A ESEC/FSE é uma conferência de topo na área dos fundamentos da engenharia de software, sendo classificada como A*, de acordo com o core ranking australiano que fornece avaliações das principais conferências nas áreas da computação.

 

Créditos foto: ESEC/FSE 2022

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UMinho e UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal