Investigador do INESC TEC colaborou com Prémio Abel em Matemática

A Academia Norueguesa de Ciências e Letras distinguiu Dennis Sullivan com o Prémio Abel em Matemática, o mais alto galardão na área e comparável ao prémio Nobel. O Matemático, de nacionalidade norte-americana, é um dos maiores especialistas mundiais no desenvolvimento da Teoria da Renormalização em Sistemas Dinâmicos. O investigador do INESC TEC Alberto Adrego Pinto teve a oportunidade de colaborar com Dennis Sullivan, nos anos de 1990. Desta colaboração resultaram trabalhos científicos com grande impacto na carreira do investigador. 

Alberto Adrego Pinto, investigador do INESC TEC e professor catedrático do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, trabalhou com Dennis Sullivan, aquando dos seus estudos pós-graduados de Mestrado e Doutoramento na Universidade de Warwick, Reino Unido, sob a orientação de David Rand.  

Do contacto com o atual Prémio Abel em Matemática, em visitas ao Institut des Hautes Études Scientifiques, em Paris, à Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos da América, e aquando da sua passagem pelo Graduate Center of the City University of New York (CUNY-GC), como investigador Pós-Doc na Einstein Chair do GC-CUNY, dirigida por Dennis Sullivan, resultaram trabalhos científicos com grande impacto na carreira do investigador do INESC TEC. 

“Em particular, da minha passagem pelo Graduate Center, gostaria de destacar a publicação do artigo conjunto The Circle and the Solenoid, em 2006, no qual usámos as técnicas da Teoria da Renormalização na abordagem a problemas relacionados com aplicações expansivas do círculo, de grau maior ou igual a 2”, recorda Alberto Adrego Pinto. 

Dos resultados científicos originados a partir da colaboração com Dennis Sullivan, destacam-se artigos publicados em várias revistas científicas, nomeadamente Annals of Mathematics, Communications in Mathematical Physics, Transactions of the American Mathematical Society e Proceedings of the American Mathematical Society.  

De salientar ainda um livro publicado na série Monographs in Mathematics, da editora Springer, onde, inspirados pelo trabalho do matemático Sullivan, Alberto Adrego Pinto, em co-autoria com David Rand e Flávio Ferreira, constroem novas estruturas finas, criando estruturas diferenciáveis para aplicações pseudo-Anosov. “Estas estruturas diferenciáveis permitem estender os conceitos de dinâmica hiperbólica para superfícies de curvatura nula, recuperando a dualidade de Mañe-Bochi-Viana”, explica o Investigador, relembrando ainda as várias teses de Mestrado e Doutoramento, desenvolvidas nesta área, pelos seus alunos Flávio Ferreira, João Paulo Almeida e Sérgio Dias, este último com a coorientação de Mário Bessa. 

A Academia Norueguesa de Ciências e Letras atribuiu, no dia 23 de março, o Prémio Abel em Matemática. Trata-se de um prémio internacional para trabalhos científicos de destaque no campo da Matemática, sendo o mais alto galardão na área e comparável ao prémio Nobel. Este ano, foi atribuído ao Matemático Dennis Sullivan, professor na State University of New York (SUNY), EUA. De entre as muitas contribuições de Sullivan para a Matemática, uma das mais importantes consistiu no desenvolvimento de novas técnicas matemáticas necessárias para estabelecer, de forma rigorosa, as previsões da renormalização do físico M. Feigenbaum como explicação do fenómeno da universalidade em sistemas dinâmicos. Estas novas técnicas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da denominada Teoria da Renormalização em Sistemas Dinâmicos, que separa a ordem do caos, da qual Dennis Sullivan é um dos maiores especialistas mundiais.  

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FCUP. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal