Investigador do INESC TEC conquista 3º lugar do Prémio Arquivo.pt

Ricardo Campos, investigador do INESC TEC e docente no Instituto Politécnico de Tomar foi, juntamente com o aluno Diogo Correia, um dos vencedores dos Prémios Arquivo.pt. A dupla arrecadou o 3º lugar e uma menção honrosa do Jornal Público com o projeto Arquivo Público, uma interface Web focada nos conteúdos publicados no sítio do Jornal Público ao longo do tempo e preservados pelo Arquivo.pt.

 

Que localidades são mencionadas no jornal “Público” ao longo do ano? Quais as personalidades e organizações mais referidas? Quais os distritos onde as palavras “Jornal Público” mais foram pesquisadas? Quantos artigos foram publicados sobre Cristiano Ronaldo, entre 2010 e 2021 na primeira página da edição digital do Jornal Público? O conjunto de questões às quais o projeto Arquivo Público pode dar resposta vão ao encontro dos interesses de pesquisa de cada um e são transversais às diversas áreas da sociedade nacional e internacional, permitindo entender a cobertura, no espaço e no tempo, que um jornal como o Público acerca de tópicos que foram objeto de notícia no passado

Ricardo Campos explica que o projeto Arquivo Público visa o cumprimento de dois objetivos. Em primeiro lugar, “o desenvolvimento de um sistema de pesquisa, que permite aos utilizadores pesquisarem sobre qualquer assunto que tenha sido objeto de cobertura jornalística, por parte do jornal Público, entre 2010 e 2021”. Depois, “uma análise automática das notícias do Jornal Público a partir de três diferentes perspetivas, nomeadamente as entidades mais mencionadas nos textos, as palavras-chave mais relevantes e a localização das notícias no espaço e no tempo”, refere.

Em termos práticos, o projeto veio permitir que cada pessoa possa pesquisar e analisar um elevado número de notícias do passado, algo que o investigador do INESC TEC considera “um importante contributo não só do ponto de vista de preservação do espólio, mas acima de tudo da divulgação do conhecimento”.

Mais de 67 mil notícias foram recolhidas durante o projeto, o que, para Ricardo Campos, demonstra “a importância que a ciência de dados assume, nos dias de hoje, no processamento de tal volume de informação”.

Honrado com a atribuição do prémio, o investigador garante que o projeto foi pensado para que seja possível expandir “a outros órgãos de comunicação social, garantindo-lhes a possibilidade de criar o seu próprio sub-arquivo de notícias”.

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt.

Ricardo Campos e Diogo Correia receberam o prémio referente ao terceiro lugar das mãos da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da presidente do conselho diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves. A menção honrosa atribuída pelo Jornal Publico foi entregue pela editora da secção de Ciência do jornal, Teresa Firmino.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e ao Instituto Politécnico de Tomar.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal