Investigador do INESC TEC distinguido com bolsa de mérito

Ricardo Macedo, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, foi distinguido com uma bolsa de mérito atribuída pela Universidade do Minho e suportada integralmente pelo orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).  A cerimónia decorreu no dia 26 de outubro, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho.

Ricardo Macedo, atualmente a frequentar o 4º ano do Programa Doutoral em Informática (MAP-i), obteve uma média final de 19.25 no ano letivo 2016/2017, último ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática. Em concreto, Ricardo desenvolveu a sua tese de mestrado intitulada “Computação Segura em Bases de Dados NoSQL”, cuja nota final foi de 20 valores, tendo sido a nota mais alta do 5º e último ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática.

De referir que esta tese, desenvolvida no âmbito do projeto europeu SafeCloud, que pretendia tornar os dados na nuvem invioláveis, tornando seguros os atuais serviços e infraestruturas de computação, pretendeu fornecer uma plataforma para dotar bases de dados NoSQL com primitivas de segurança que preservam a privacidade da informação.

As bolsas de estudo por mérito destinam-se a ​distinguir os estudantes que, em cada ano curricular, obtiveram aproveitamento excecional, isto é, que apresentem média ponderada igual ou superior a 16 valores no conjunto das disciplinas que constituem o ano curricular em causa.

Com vista a captar estudantes de mérito e a promover o seu desempenho académico, esta distinção abrange todos os alunos inscritos na UMinho nos ciclos de estudos de licenciatura, ciclos de estudos integrado de mestrado e ciclos de estudos de mestrado.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal