Investigador do INESC TEC elevado a IEEE Fellow

João Gama, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Porto, foi elevado a fellow do IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers, a maior organização profissional no mundo, dedicada ao avanço da tecnologia pela humanidade.

Todos os anos, o IEEE destaca académicos de prestígio, cujos projetos de investigação impactem a sociedade. Menos de 0,1% dos membros da instituição são selecionados. Agora, João Gama entra nas estatísticas, como resultado “das suas contribuições em técnicas de extração de conhecimento a partir de fluxos contínuos de dados”.

De acordo com João Gama, a aprendizagem automática usando fluxos de dados é a pedra angular que possibilita a tomada de decisões em tempo real. “Na minha perspetiva, a principal contribuição científica é uma arquitetura para o desenvolvimento de algoritmos de aprendizagem adaptativos a partir de fluxos de dados”, refere o professor.

Para além do ensino, João Gama é investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) e considera ter contribuído de diversas formas para o avanço científico na área. “Há vários trabalhos que foram pioneiros. Em 2004, organizei o primeiro workshop mundial sobre descoberta de conhecimento a partir de data streams e em 2010 publiquei o primeiro livro sobre o assunto.”

Palestrante em inúmeras conferências por todo o mundo, incluindo nos EUA, China, Holanda e Brasil, o investigador partilha agora o prestígio com outros fellows do IEEE internacionais, como Herbert Kroemer e Isamu Akasaki, prémios Nobel da Física em 2000 e 2014, respetivamente.

No INESC TEC, João Gama junta-se a Vladimiro Miranda, João Peças Lopes e José Carlos Príncipe. Vladimiro Miranda e João Peças Lopes são Diretores Associados do INESC TEC que, pelo seu mérito e contribuições relevantes na área da Energia, se tornaram fellows do IEEE em anos anteriores. Reconhecido pelo IEEE e a nível mundial pela sua expertise na área da Neuroengenharia Computacional, José Carlos Príncipe foi Presidente do Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC durante largos anos.

“Ver o nosso esforço e trabalho reconhecidos, é sempre uma sensação muito agradável”, admite João Gama. “Quero agradecer aos meus colaboradores e alunos. Sem eles nunca conseguiria atingir este reconhecimento a nível mundial”, finaliza.

Os investigadores mencionados na notícia têm ligação à UP-FEP e UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal