Investigador do INESC TEC homenageado pela Sociedade para a Inteligência Artificial

Pavel Brazdil, investigador e fundador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, foi homenageado pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), no dia 12 de setembro, em Guimarães, na sessão de encerramento do Workshop Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial.

Em causa está o trabalho pioneiro do investigador em Machine Learning e no seu importante contributo para o desenvolvimento da Inteligência Artificial (AI) em Portugal.  A Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (APPIA) já tinha anunciado este tributo a Pavel Brazdil, no âmbito da 19th EPIA Conference on Artificial Intelligence (EPIA 2019), organizada pela APPIA, que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre 3 e 6 de setembro 2019.

Contributo para o desenvolvimento da AI

Nesta data, além do investigador Pavel Brazdil, foram distinguidos Eugénio Oliveira, da Universidade do Porto e José Maia Neves, da Universidade do Minho, pelos serviços prestados à comunidade de Inteligência Artificial.

Pavel Brazdil é Professor Emérito da Universidade do Porto (U.Porto) desde março de 2019. É natural da República Checa, formado em Engenharia Eletrotécnica, tendo completado o doutoramento em Inteligência Artificial pela Universidade de Edimburgo (Escócia). Em 1982, mudou-se para Portugal para dar aulas na U.Porto, onde esteve também esteve envolvido na criação do LIACC e mais tarde do LIAAD. Foi ainda presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial entre 2000 e 2003. É um dos cinco membros dessa associação que contam com o título Fellow de EurAI (European Association for Artificial Intelligence).

O investigador mencionado na notícia tem vínculo à FEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal