Investigador do INESC TEC propõe ferramenta para apoiar investigações criminais

O artigo “A Social Media Tool for Domain-Specific Information Retrieval – A Case Study in Human Trafficking”, da autoria de Tito Griné e Carla Teixeira Lopes, investigadores do INESC TEC, foi distinguido com o Prémio de “Best Paper Award”, no  7th Workshop on Data Science for Social Good, que decorreu no âmbito da European Conference on Machine Learning and Principles and Practice of Knowledge Discovery in Databases 2022. A investigação propõe uma nova estratégia para extrair informação da web, utilizando as redes sociais como ponto de partida, que poderá auxiliar investigações criminais, nomeadamente, em tráfico humano e exploração sexual.

A forma como cada pessoa utiliza a Internet, e mais especificamente a atividade de cada um nas respetivas redes sociais, deixa uma pegada digital que, analisada, é capaz de gerar informação relevante no âmbito de investigações criminais. Este é o mote do trabalho de investigação de Tito Griné, que sugere uma ferramenta de inteligência open source (OSINT) que pretende ajudar as autoridades a aceder e usar de forma eficiente os dados que se encontram dispersos na web.

“A abordagem que propomos depende de dois pressupostos principais. O primeiro é que as pessoas que usam ativamente a web tendem a revelar a sua presença online através das redes sociais e, o segundo, é que quanto maior o envolvimento ou a experiência de uma pessoa num determinado domínio, maior é a probabilidade de vir a partilhar conteúdo e informações relacionadas com esse assunto”, explica Tito Griné. Nesse sentido, segundo o investigador, “a ideia é identificar perfis envolvidos num determinado domínio de interesse e analisar hiperligações partilhadas nesses perfis, procurando determinar quais contêm informação pertinente para aqueles perfis”, afirma.

Tito Griné realizou um caso de estudo, partindo da rede social Twitter, onde, com recurso à ferramenta por si desenvolvida, identificou perfis relacionados com a indústria do sexo, “na tentativa de mostrar a sua utilidade em investigações de tráfico humano e exploração sexual, tendo obtido resultados promissores”.

No seguimento da atribuição do Prémio de Best Paper Award, Tito Griné deseja que o seu trabalho seja o mote para futuras investigações, e que as autoridades possam tirar partido da ferramenta por ele desenvolvida, como forma complementar e facilitadora da investigação criminal.

O artigo surge no âmbito do trabalho de dissertação de Tito Griné no Mestrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e pode ser consultado no Repositório da Universidade do Porto (https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/143444/2/574203.pdf).

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal