Investigador INESC TEC publica livro dedicado à gamificação

Ricardo Queirós, investigador do INESC TEC, e docente na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD-P.Porto), é um dos autores do livro Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino, juntamente com Mário Pinto, também docente na ESMAD-P.Porto e investigador na uniMAD.

A obra, publicada pela editora FCA, visa sensibilizar os leitores para a área da gamificação, focando-se na sua aplicação nas organizações, como ferramenta para alavancar processos de negócio, e também em ambientes educativos, promovendo, desta forma, o interesse de diferentes públicos-alvo, nomeadamente docentes, gestores, profissionais de marketing e recursos humanos, equipas de venda, entre outros.

Segundo o Ricardo Queirós, investigador no Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS), “trata-se de um livro introdutório sobre gamificação, e o público-alvo é todo aquele que quer começar a aplicar esta estratégia em contexto organizacional e/ou educativo ou que, já conhecendo e aplicando alguns conceitos, quer aprofundar outras técnicas. Para isso o livro fornece uma base teórica inicial explicando os principais elementos, mecânicas e dinâmicas para depois resumir como se processa o desenho e implementação de uma aplicação gamificada”.

“O livro depois bifurca em dois contextos: organizacional e educativo. Para ambos são apresentados casos de sucesso e plataformas que podem ajudar na criação de uma estratégia gamificada. Por fim, o livro apresenta a aplicação prática da gamificação nestes dois contextos usando duas plataformas de renome: o sistema de gestão de conteúdos – WordPress – e o sistema de gestão de aprendizagem – Moodle”, conclui o autor do livro.

No seguimento da publicação do livro, a editora FCA e os autores promovem um ciclo de dois webinars: uma sessão dedicada à “Gamificação nas Organizações”, que teve lugar a 22 de março, e uma segunda dedicada à “Gamificação no Ensino”, que terá lugar no dia 29 de março. Os webinars irão focar-se nas temáticas exploradas no livro, simultaneamente estimulando uma discussão sobre a gamificação como técnica de aprendizagem e de motivação, com vista a potenciar a colaboração e o conceito de equipa em diferentes contextos empresariais e educativos.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à ESMAD-P.Porto.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal