Investigador INESC TEC recebe Prémio ABB pela sua tese de mestrado

Ricardo Barbosa, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), recebeu o “Prémio ABB”, atribuído pela ABB (Asea Brown Boveri) S.A., no âmbito da sua tese Odometry and Extrinsic Sensor Calibration on Mobile Robots. O trabalho, desenvolvido no CRIIS, e parte do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, da Faculdade de Engenharia da U.Porto, recebeu a classificação final de 19 valores.

A tese desenvolvida focou-se na calibração extrínseca de sensores e da odometria em robótica móvel, usando algoritmos de otimização. A calibração extrínseca foi focada na estimação dos parâmetros que definem o referencial de um laser 2D ao referencial do robô, em que estes parâmetros influenciam a precisão do processamento de dados do laser em diferentes tarefas, como o mapeamento ou a deteção de obstáculos. Quanto à calibração da odometria, esta permite ajustar parâmetros – tais como diâmetros das rodas ou distância destas ao centro geométrico do robô – com o objetivo de melhorar a odometria do robô, i.e., a estimativa do movimento relativo do robô.

Segundo Ricardo Barbosa, “o prémio ABB valoriza todo o trabalho que realizei no CRIIS, em colaboração com os meus orientadores, o Professor António Paulo e o Dr. Marcelo Petry. Este trabalho permitiu melhorar a precisão de algoritmos de localização e mapeamento, o que leva a melhorias na navegação autónoma de robôs“.

Atribuição do Prémio ABB a Ricardo Barbosa (créditos da fotografia: ABB)

O “Prémio ABB” distingue, anualmente, um estudante de Mestrado Integrado que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida sob um dos seguintes temas: Automação Industrial, Robótica, Domótica, Motores e Variação de Velocidade.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal