Investigadoras do INESC TEC premiadas com Bolsa de Mérito Huawei

Paula Agra Graça e Rita Peixoto, investigadoras do INESC TEC, foram distinguidas no âmbito do Programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal, que visa reconhecer o mérito e o percurso de estudantes universitários nas áreas de Ciência e Engenharia. O Programa arrancou este ano com a atribuição de bolsas de mérito a 50 jovens a estudar em Portugal.

 

Bolsa de mérito vai ajudar Paula Graça a levar a sua investigação mais além

Paula Agra Graça é investigadora no INESC TEC, encontrando-se na fase inicial do doutoramento. A sua investigação centra-se no estudo de sistemas acústicos reconfiguráveis e adaptativos para localização subaquática e pretende usar a bolsa no apoio das suas atividades de investigação e na participação em conferências, escolas de verão e viagens de âmbito profissional em Portugal e no estrangeiro, conseguindo assim levar a sua investigação mais além. “Este apoio vai permitir-me definir objetivos mais ambiciosos para o meu doutoramento e ajudar-me a continuar a investir no meu futuro”, explica Paula Graça, revelando estar muito feliz e orgulhosa por ser uma das vencedoras da Bolsa Huawei. “Vi o meu percurso profissional e pessoal reconhecido”, afirma a investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC.


Paula Graça desenvolve investigação nas áreas de sistemas acústicos subaquáticos  

 

Investir na formação complementar está nas prioridades de Rita Peixoto

Rita Peixoto é uma recém-chegada ao INESC TEC e concilia a sua investigação no projeto EPISA, com o Mestrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A sua investigação envolve a implementação de funcionalidades de criação de registos, entidades e eventos que dão suporte na gestão de informação arquivística, utilizando tecnologias Linked Data.

Para Rita Peixoto, a atribuição da bolsa foi uma agradável surpresa que a deixou muito entusiasmada em relação ao futuro. “Representa uma oportunidade de investimento pessoal que me permite explorar novas oportunidades e abraçar novos desafios”, avança. Dentro destes desafios inclui-se um semestre em Erasmus e a obtenção de certificações linguísticas, enriquecendo ainda mais o seu percurso académico.


Rita Peixoto está a desenvolver uma solução para uma melhor gestão de informação arquivística

 

O Programa de Bolsas Huawei representa um investimento anual de 250 000 euros. Paula Alexandra Graça e Rita Peixoto foram distinguidas com uma bolsa no valor de 5000 euros.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal