Investigadoras do INESC TEC premiadas na Conferência Internacional em Biometria

A conferência ocorrida em outubro premiou agora Ana Rebelo e Filipa Sequeira com os Best Reviewer Awards, distinções oferecidas a investigadores que se destaquem no processo de revisão de artigos.

A Conferência Internacional Conjunta em Biometria (IJCB 2020) é a maior conferência internacional na área. Ana Rebelo e Filipa Sequeira, investigadoras do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), estiveram presentes no comité de revisores e procederam à revisão de artigos. Dos 177 revisores, somente 17 investigadores foram selecionados, e entre eles estão as investigadoras do INESC TEC, que foram surpreendidas pela premiação:

“Os critérios não são divulgados, nós nem sequer sabíamos (desta premiação). Eu acho que este é um gesto inovador. Penso que é para reconhecer as pessoas que fazem todas as revisões que lhe são atribuídas respeitando prazos e fundamentando as suas decisões”, disse Filipa Sequeira.

Rever artigos é parte integrante do processo científico e, para Ana Rebelo, deve ser feito com brio: “Quando eu faço a revisão do artigo tento sempre fazer as críticas de modo a que os autores sintam que o que está a ser criticado é o trabalho deles e não eles próprios. Criticamos de forma construtiva e positiva, para que os autores possam submeter os seus trabalhos a esta ou a outras conferências”.

A Conferência Internacional Conjunta em Biometria tem organização conjunta do Conselho de Biometria do IEEE e do Comité Técnico em Biometria da Associação Internacional para Reconhecimento de Padrões (IAPR TC-4). O evento ocorreu em outubro e reuniu académicos de todo o mundo de múltiplas áreas, da farmacêutica à inteligência artificial e ainda privacidade de dados. Ambas as investigadoras procedem com os seus trabalhos em diferentes áreas da biometria no INESC TEC.

As investigadoras mencionadas na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal