Investigadores do INESC TEC distinguidos em conferência internacional de engenharia de software

O artigo “Schema-guided Testing of Message-oriented Systems”, escrito em co-autoria por Alcino Cunha e Nuno Macedo, investigadores do INESC TEC, e André Santos, engenheiro do CoLAB VORTEX, foi o vencedor do prémio Best Paper Award na 17ª edição da conferência internacional ENASE – Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering.

Este artigo apresenta um método, e respetiva ferramenta, para testar sistemas baseados em comunicações por mensagens, por exemplo, em veículos autónomos. A partir de propriedades escritas numa linguagem de alto nível, este método é capaz de gerar automaticamente um grande número de testes, com diferentes parâmetros, para aplicar sobre um determinado sistema, nomeadamente sistemas robóticos desenvolvidos com Robot Operating System (ROS).

A inovação baseia-se na combinação de diferentes técnicas de geração de testes existentes numa só, oferecendo um método de geração automática  para um tipo de sistemas que é conhecido por ser difícil de testar. Além disso, tem em conta a perspetiva do utilizador, facilitando um método com uma linguagem mais acessível para a escrita das propriedades que se quer testar.

O método desenvolvido pelos investigadores do Laboratório de Software Confiável, pode ser usado para testar certos tipos de propriedades em qualquer sistema baseado em mensagens, como são normalmente os robôs. Em termos práticos, pode, por exemplo, testar que o controlador de um robô ou carro autónomo envia uma mensagem de stop para o motor, assim que recebe uma mensagem de sensor que revele um obstáculo muito próximo.

A conferência ENASE, organizada pelo Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication (INSTICC), decorreu entre os dias 25 e 26 de abril de 2022, em formato virtual.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UMinho e UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal