Investigação INESC TEC premiada em conferência internacional de ótica e fotónica

Paulo Santos e Tiago Ferreira, investigadores do INESC TEC, viram os seus trabalhos de investigação distinguidos na Conferência Internacional AOP 2022 – 5th International Conference on Application of Optics and Photonics, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica (SPOF). André Gomes, antigo investigador do INESC TEC, arrecadou o prémio de melhor tese de doutoramento na mesma conferência.

Paulo Santos, investigador no Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi distinguido com o prémio “Best Talk” da MDPI Journal “Sensors”, pelo artigo “Strongly coupled plasmonic systems on optical fiber sensors”. O trabalho apresenta uma nova abordagem relativamente ao desenvolvimento de sensores plasmónicos em fibra ótica, através da criação de nanocavidades entre nanoparticulas e filmes finos. “Estas nanocavidades produzem um enorme aumento de campo eletromagnético entre as nanoestruturas, levando a uma melhoria significativa de sensibilidade refractométrica. Com este trabalho foi possível obter bandas plasmónicas no infravermelho próximo com capacidade de ajuste em comprimento de onda variando o tamanho das nanopartículas”, esclarece o investigador. Esta configuração irá permitir sensores plasmónicos mais eficientes que operam a comprimentos de onda compatíveis com fibras óticas monomodo convencionais.

Aluno de Doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Paulo Santos, está sob orientação científica de Luís Coelho, Investigador no INESC TEC, e co-orientação de José de Almeida, investigador no INESC TEC e docente na UTAD, e Isabel Pastoriza-Santos, docente na Universidade de Vigo. Este trabalho, desenvolvido no âmbito da sua tese, contou também com contributos de João Mendes e Bernardo Dias, investigadores no INESC TEC.

Já Tiago Ferreira, igualmente investigador no CAP, arrecadou o 2º prémio “Best Student Poster Presentation” da SPIE, pelo poster “Reservoir computing with nonlinear optical media”. A apresentação deu a conhecer o trabalho de investigação que explora a possibilidade de implementar um sistema de computação usando princípios de computação de reservatório. “Este trabalho lança as bases para o desenvolvimento de sistemas de processamento de informação no domínio ótico, o que vai permitir realizar estas operações de forma paralelizada, rápida e com baixos consumos energéticos”, afirma o investigador. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto LightBrain, e contou com o envolvimento de Nuno Silva, Duarte Silva e Carla Rosa, investigadores no INESC TEC. Tiago Ferreira é aluno de Doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e está sob orientação científica de Ariel Guerreiro, Investigador no INESC TEC e docente na FCUP.

André Gomes, antigo investigador do INESC TEC, recebeu o prémio “Best PhD Thesis in Optics and Photonics in Portugal in 2021”, pela tese de doutoramento “Advanced fiber sensing technologies using microstructures and Vernier effect”. O trabalho de investigação, realizado no Centro de Fotónica Aplicada, permitiu o desenvolvimento de tecnologias sensoras avançadas em fibra ótica. O efeito de Vernier aplicado às fibras óticas permitirá o desenvolvimento de sensores óticos com uma sensibilidade até 1000 vezes superior aos valores obtidos atualmente com sensores convencionais.

“Os elementos sensores foram desenhados para possuírem capacidades sensoras aprimoradas, em particular a capacidade de atingir altos valores de sensibilidade. As estruturas desenvolvidas foram baseadas em duas componentes principais: a criação de microestruturas interferométricas em microfibras óticas e sondas em microfibra, e a aplicação do efeito ótico de Vernier”, explica André Gomes, que é também aluno de Doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Este trabalho de investigação foi desenvolvido sob orientação científica de Orlando Frazão, investigador no INESC TEC, e co-orientação de Hartmut Bartelt, investigador no IPHT Jena.

A Conferência trienal internacional AOP realizou-se, este ano, em Guimarães, no Hotel de Guimarães Business & SPA, entre os dias 18 e 22 de julho de 2022.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FCUP e à UP-FEUP

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal