Investigadores do INESC TEC premiados por trabalho de investigação que visa a proteção de privacidade em telemóveis

Um grupo de Investigadores do INESC TEC foi distinguido por um trabalho de investigação sobre a gestão de permissões em dispositivos móveis. A equipa desenvolveu um conjunto de técnicas para automatizar a resposta a pedidos de permissões por parte das aplicações de smartphones com uma fiabilidade de 90%. Este trabalho recebeu o prémio de melhor artigo científico na conferência ACM CODASPY que teve lugar nos Estados Unidos da América.

Atualmente, os dispositivos móveis permitem aos utilizadores o controlo de pedidos de permissão e o acesso a dados e a sensores dos mesmos. Os utilizadores podem optar por autorizar ou não estes pedidos. No entanto, crê-se que os atuais gestores não são eficazes a proteger e alertar os utilizadores para os riscos de privacidade das suas decisões. Neste contexto, uma equipa de investigadores do INESC TEC propõe uma solução que possibilita, de forma segura, a previsão das preferências de privacidade, sendo que os resultados deste trabalho foram publicados no  artigo científico, intitulado Prediction of Mobile App Privacy Preferences with User Profiles via Federated Learning.

“Já foram desenvolvidos métodos para automatização de proteção de privacidade em dispositivos móveis, no entanto, dependem de acesso à totalidade dos dados dos utilizadores. Neste artigo propomos novos métodos que permitem prever as preferências de privacidade de forma distribuída/federada, sem necessidade de acesso centralizado aos dados dos utilizadores”, explica o investigador João Vilela.

Os métodos de predição propostos permitem automatizar a resposta a pedidos de permissões por parte das aplicações de smartphones com uma fiabilidade de 90%. “As técnicas desenvolvidas são relevantes para evitar a resposta manual a cerca de 35 pedidos de permissões por hora, o que seria a solução ótima em termos de privacidade, mas inviável em termos de usabilidade”, acrescenta o investigador.

Sobre a distinção do artigo, João Vilela crê que é “um reconhecimento pela comunidade científica da necessidade de aumentar a proteção de privacidade em dispositivos móveis, bem como do mérito de técnicas para automatização de proteção de privacidade que desenvolvemos”.

O trabalho reportado no artigo foi desenvolvido por André Brandão, aluno do Mestrado em Ciência de Dados da FCUP, sob orientação de Ricardo Mendes (Universidade de Coimbra) e João Vilela.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, UC-CISUC e UP-FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal