Investigadores INESC TEC alcançam pódio na World Data League

Uma equipa do INESC TEC alcançou o segundo lugar na final da maratona/datathon da World Data League (WDL), que decorreu entre os dias 2 e 4 de julho, ao apresentar uma solução que permitiria à Cidade de Turim (Itália) prever os níveis de ruído ao longo dos dias, bem como detetar a probabilidade de ocorrer uma queixa com ele relacionada – permitindo aos organismos de gestão pública da cidade tomar decisões informadas e otimizar os seus processos, de forma a melhorar a qualidade de vida dos residentes.

A equipa Tech Moguls era composta por três investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC – Tiago Gonçalves, Tomé Albuquerque e Joana Morgado – e um data scientist da NILG.AI – Paulo Maia, antigo membro do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC.

A equipa conseguiu ultrapassar as quatro fases da competição, durante as quais procuraram resolver determinados desafios e apresentar as soluções mais indicadas, posteriormente submetendo todos os passos da implementação (código e análise de dados), bem como todos os fundamentos teóricos, sociais e financeiros necessários para alcançar uma solução robusta e viável – acompanhado por um vídeo/pitch de um minuto.

“Enquanto pessoas apaixonadas pela resolução de problemas, consideramos que a nossa participação na WDL foi uma experiência para colocarmos à prova os nossos conhecimentos e a nossa vontade de aprender, tendo sempre em conta um objetivo com alta probabilidade de gerar um impacto positivo na vida das pessoas. Foram semanas de trabalho muito divertidas onde exploramos o trabalho de equipa e relembramos o quão importante é aprendermos sobre temáticas que nem sempre fazem parte do nosso quotidiano. Este seguno lugar acaba por ser um reconhecimento do esforço que imprimimos nas soluções que submetemos. Com a publicação das mesmas em formato open-source, esperamos que possam ser utilizadas pela sociedade civil para gerar valor na vida das pessoas”, referiu Tiago Gonçalves, investigador no CTM.

De forma a alcançar a final, a equipa composta pelos investigadores do INESC TEC competiu com outras 49 equipas, com participantes provenientes de 34 países, tendo obtido o segundo lugar após avaliação de um júri constituído por especialistas na área da ciência de dados.

A World Data League é uma plataforma dedicada à ciência de dados e ao desenvolvimento de soluções com grande impacto societal, promovendo a criação de comunidades online e offline e a organização de eventos para especialistas da área.

Todas as soluções desenvolvidas no âmbito desta competição encontram-se disponíveis aqui.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal