Investigadores INESC TEC contribuem para as boas práticas de desenvolvimento para a Cloud com artigo na IEEE Transactions on Software Engineering

O artigo A Survey on the Adoption of Patterns for Engineering Software for the Cloud, sobre boas práticas de desenvolvimento de sistemas na Cloud, foi recentemente publicado na IEEE Transactions on Software Engineering, uma das mais prestigiadas revistas internacionais na área da Engenharia de Software. Os autores, Tiago Boldt Sousa, Hugo Sereno Ferreira, e Filipe Correia, são simultaneamente investigadores INESC TEC e professores na FEUP.

O trabalho surge na sequência da tese de doutoramento Engineering Software for the Cloud: A Pattern Language, da autoria de Tiago Boldt Sousa, atualmente Professor Auxiliar Convidado na FEUP, a qual foi orientada por Hugo Sereno Ferreira e Filipe Correia.

Neste trabalho, os autores colocam em causa as práticas e soluções de engenharia adotadas pelos profissionais de software para desenvolver para a Cloud. Com base num inquérito que avalia as práticas adotadas a nível internacional, os autores estudam a existência de uma relação de causa-efeito na escolha de boas práticas e nas suas consequências.

“Há uma série de desafios no desenvolvimento deste tipo de software para que se consiga tirar o maior partido possível das vantagens da Cloud. São esses desafios que levam os programadores deste tipo de sistemas à preferência de algumas soluções em detrimento de outras. Com este trabalho pretendemos melhorar o conhecimento que existe sobre o que são efetivamente boas práticas para o desenvolvimento deste tipo sistemas, em vez de confiarmos apenas no que empiricamente se aceita como sendo verdade. Decidimos também explorar em que contextos é que elas mais se adequam, e noutros em que evidenciam ser menos úteis”  afirmam os investigadores.

Os mesmos salientam que, “entre outras conclusões, o estudo permitiu descobrir que a adoção de algumas das práticas tem uma correlação com características do produto e da empresa (em particular com o número de utilizadores ativos mensais do sistema). Isto permite perceber melhor quando é que os profissionais devem (ou não) implementar diferentes práticas. O estudo desvendou relações desconhecidas entre as práticas, ajudando a identificar de que forma dependem umas das outras, ou de que forma se apoiam”.

Existem poucos estudos sistemáticos sobre boas práticas de desenvolvimento (tipicamente chamadas de “padrões de software”) usando métodos quantitativos para avaliar a eficiência e relevância das mesmas, particularmente controlando os contextos específicos em que se inserem. Desta forma, “este estudo dá uma contribuição relevante para melhorar o design de arquiteturas para a Cloud”.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal