Investigadores INESC TEC operam veículo autónomo para recolher amostras do ambiente marinho

Investigadores do INESC TEC participaram na última campanha do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para instalarem equipamentos oceanográficos capazes de recolher dados em águas portuguesas. 

Os vários cientistas e investigadores que participaram na campanha, que rumou a Sagres, embarcaram no Mário Ruivo, uma embarcação do IPMA com 71 metros, que partiu da Base Naval de Lisboa. A campanha científica ocorreu no âmbito do EMSO-PT, uma Infraestrutura de Investigação Europeia de Grande Escala constituída por observatórios submarinos multidisciplinares e outras infraestruturas de suporte para processamento de dados. Os investigadores efetuaram várias tarefas em Sagres, mas foi no regresso, em Sesimbra, que Nuno Abreu e Eduardo Azevedo do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) operaram o Slocum Glider, um veículo autónomo projetado para efetuar a amostragem do ambiente marinho.  

(Esq-dir) Eduardo Azevedo e Nuno Abreu. Os investigadores operaram aí um Slocum Glider, um tipo de veiculo autónomo projetado para efetuar a amostragem do ambiente marinho

“Uma das atividades a desenvolver pelo INESC TEC no âmbito do EMSO-PT é operar o Slocum Glider no sentido de adquirir dados oceanográficos para os restantes parceiros. O Glider é uma estação oceanográfica móvel que tem a capacidade de operar no oceano autonomamente durante meses. Pode adquirir dados como o oxigénio dissolvido na água, condutividade, profundidade, temperatura, fluorescência e quantidade de clorofila”, refere Nuno Abreu. 

A restante equipa lançou ainda outros sensores. Um deles, o Wirewalker (Profiler) usa a energia das ondas para conseguir operar durante um grande intervalo de tempo, medindo diversos parâmetros físicos da água assim como correntes. Foram também lançados 3 ocean bottom seismometers, sensores depositados no fundo do mar – até 6km – que medem atividade sísmica, gravam sons de mamíferos marinhos e mensuram outros parâmetros.

Investigadores seguiram a bordo do navio Mário Ruivo, a maior embarcação do IPMA

 A iniciativa europeia EMSO-PT pretende disponibilizar informação científica de forma continuada sobre processos ambientais marinhos relacionados com a interação entre a geosfera, a biosfera e a hidrosfera. A bordo seguiram investigadores do IPMA, da Universidade do Algarve, da Universidade Nova de Lisboa, do CIIMAR e do INESCTEC. 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal