Investigadores INESC TEC recebem prémios de investigação e docência

Quatro investigadores do INESC TEC da área da engenharia de gestão industrial foram distinguidos com prémios de investigação e de docência pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) e pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), respetivamente.

Fábio Neves-Moreira e Beatriz Oliveira foram distinguidos pela APDIO com o prémio de melhor artigo científico e com o prémio de melhor tese de doutoramento, respetivamente.

O investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial recebeu o Prémio Augusto Queirós Novais para o melhor artigo científico atribuído por esta Associação. A investigação, centrada na proposta de otimização de algoritmos para resolver um problema integrado de dimensionamento de lotes e de transportes integrado de produtos alimentares de um retalhista português, foi publicada na revista científica Omega em 2019. “É um problema extremamente complexo e difícil de resolver”, explica Fábio Neves-Moreira.

A proposta do investigador do INESC TEC permitiu analisar vários cenários com o objetivo de reduzir custos de produção e transporte. A investigação focou-se no caso real dos talhos dos hipermercados de um retalhista português, colocando a investigação operacional ao serviço do mundo empresarial. “Estamos a otimizar a produção e transporte de um produto alimentar perecível, contribuindo para a redução do desperdício de bens alimentares e para a redução de emissões de carbono”, conclui o Fábio Neves-Moreira. O artigo em questão combina várias técnicas de otimização e “retrata bem as dificuldades que se encontram quando se aplicam estas abordagens a problemas de dimensões consideráveis”, acrescenta.

O estudo premiado foi realizado no âmbito da sua tese de doutoramento e numa colaboração com o Centre Interuniversitaire de Recherche sur les Reseaux d’Entreprise, la Logistique et le Transport da Universidade de Montréal, no Canadá. Ao ver o seu trabalho reconhecido, o investigador refere que sentiu “um sentimento de dever cumprido”.

Também a investigadora Beatriz Oliveira foi distinguida pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional, mas desta vez com o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento. A dissertação focou-se no desenvolvimento de ferramentas quantitativas para apoio à decisão em contexto de negócio de aluguer de automóveis. A investigação desenvolvida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) debruçou-se sobre a gestão da frota e sobre o custo dos serviços prestados.

Beatriz Oliviera recebendo o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento

“As empresas estão muito dependentes da eficiência operacional para terem sucesso”, diz a investigadora. Nas empresas de rent-a-car, o “mercado é altamente competitivo e altamente impulsionado por uma procura incerta e sensível ao preço”, acrescenta. Na área da mobilidade partilhada, a integração entre a gestão operacional da frota e a gestão de receita “traz vantagens muito significativas”, finaliza Beatriz Oliveira. Foi desenvolvido um framework integrado das duas vertentes em estudo, que foi aplicado a um contexto real. A colaboração com uma empresa real “exigiu o desenvolvimento de métodos de solução inovadores para problemas na presença de incerteza”, conclui. O prémio foi atribuído ex aequo a Filipe Rodrigues, da Universidade de Aveiro.

Já a investigadora do INESC TEC Elsa Silva recebeu o Diploma de Mérito Pedagógico atribuído pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). A entrega da distinção ocorreu na cerimónia de 46º aniversário da EEUM, em Guimarães.

Elsa Silva recebendo o Diploma de Mérito Pedagócido da EEUM

O Diploma em questão pretende reconhecer publicamente os colaboradores daquela instituição que se destaquem pelas suas competências nas atividades de ensino. Elsa Silva é investigadora INESC TEC e docente convidada no Departamento de Produção e Sistemas da EEUM desde 2011. “Nas unidades curriculares que leciono procuro motivar os alunos utilizando exemplos baseados no conhecimento obtido na prática através da participação em projetos de I&D com diferentes indústrias e das diferentes linhas de investigação”, indica.

A distinção foi relativa ao ano letivo 2019/2020 e reflete a avaliação feita por alunos. A investigadora manifesta-se agradada com o Diploma “uma vez que representa uma perceção positiva por parte dos meus alunos relativamente ao meu desempenho enquanto docente”, finaliza.

Elsa Silva e Luís Dias, também investigador do CEGI, viram os seus trabalhos eleitos para lista de melhores pósteres pela APDIO. A investigadora foi selecionada pelo trabalho The integrated 2D-CVRPTW with cargo loading and balance constraints. Já o investigador foi escolhido pelo póster Optimizing monitoring equipment investment for an asset portfolio with multiple-failure modes.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP, à UMinho e à FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal