Investigadores INESC TEC vencem 1º e 2º lugares do prémio REN 2023

Justino Rodrigues, investigador do INESC TEC, foi o grande vencedor do prémio REN 2023, na categoria melhor tese de doutoramento, na área de energia. Na sua tese, desenvolvida no Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e orientada por dois investigadores do INESC TEC – Carlos Moreira e João Peças Lopes -Justino Rodrigues conseguiu testar a incorporação de novas funcionalidades para transformadores inteligentes (Smart-Transformers) aplicados em micro-redes e multi-micro-redes de eletricidade, o que valeu um galardão de 30 mil euros.

O objetivo do investigador do INESC TEC com este trabalho, denominado “Advanced Control Functionalities for Smart-Transformers Integrating Hybrid MicroGrids“,  era o de contribuir para melhorar e consolidar o controlo das micro-redes híbridas e multi-micro redes híbridas, tendo em conta o aumento expectável de integração de recursos de energia distribuídos.

“Dispositivos como os transformadores inteligentes tornam as redes de distribuição de energia elétrica mais flexíveis e inteligentes e podem, por isso, ser imprescindíveis para as redes de distribuição de energia do futuro”, explica Justino Rodrigues.

O segundo lugar, com um prémio de 15 mil euros, foi atribuído a Ana Sofia Silva, também investigadora do INESC TEC, na categoria melhor tese de Mestrado, com o projeto “Comportamento dinâmico de sistemas de transmissão com inércia reduzida”.

Partindo das metas climáticas, como a neutralidade carbónica até 2050, que dita um novo paradigma do sistema elétrico, que vai caracterizar-se por um aumento significativo da mobilidade elétrica, do autoconsumo e das comunidades de energia, a investigadora do INESC TEC estudou a utilização de compensadores síncronos como forma de auxiliar a estabilidade dinâmica de uma rede cuja produção renovável através de conversores eletrónicos é significativa. A tese de Ana Sofia Silva foi orientada pelo investigador do INESC TEC Carlos Moreira.

O prémio REN foi criado em 1995 e, todos os anos, premeia os melhores estudantes com trabalhos feitos na área da energia. Os investigadores do INESC TEC têm vindo a ocupar, de forma consistente, o pódio nos últimos anos, em vários lugares e categorias. O primeiro prémio foi conquistado por investigadores do INESC TEC quatro vezes nos últimos 5 anos (Fabian Heymann em 2021, João Pedro Graça Ramos em 2020, Diogo Varajão em 2019, Bruna Tavares em 2017).

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal