José Carlos Príncipe distinguido pela maior sociedade científica geral do mundo

José Carlos Príncipe, antigo presidente da Comissão de Acompanhamento Científico do INESC TEC (Scientific Advisory Board – SAB), foi distinguido com a categoria de Fellow pela AAAS – Associação Americana para o Avanço da Ciência (em inglês American Association for the Advancement of Science), como reconhecimento das suas contribuições na área de processamento estatístico de sinais – mais concretamente, a incorporação da teoria da informação e de funções do kernel aplicadas à neurociência computacional.

Os AAAS Fellows são um grupo distinto de cientistas, engenheiros e investigadores, reconhecidos pelos seus feitos em várias áreas, desde investigação, ensino e tecnologia, até à excelência na comunicação e interpretação da ciência para o público.

Em 2021, foram distinguidos 564 cientistas, engenheiros e investigadores de 24 áreas científicas. A eleição como Fellow da AAAS é uma honra vitalícia.

 

Sobre José Carlos Príncipe

José Carlos Príncipe é professor de engenharia elétrica e biomédica no Herbert Wertheim College of Engineering. Iniciou a sua carreira na Universidade da Flórida (UF) em 1987, onde trabalha em tecnologia de computação aplicada a questões médicas como, por exemplo, interfaces cérebro-máquina ou estruturas matemáticas que representam processos cognitivos. José Carlos Príncipe é líder na iniciativa de Inteligência Artificial na UF, enquanto ex-diretor do Center for Big Learning, cuja missão é “explorar e ser pioneiro nas fronteiras de pesquisa em aprendizagem profunda emergente em larga escala” em colaboração com a indústria e formar a próxima geração de cientistas.

Príncipe coordenou também a Comissão Internacional de Acompanhamento Científico do INESC TEC e é Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

José Carlos Príncipe é considerado um dos líderes mundiais na área da Neuroengenharia Computacional e conta também com trinta e oito patentes, é autor de cinco livros, de 14 capítulos de livros em publicações especializadas e mais de 800 artigos editados em revistas e conferencias. Doutorou como supervisor 102 Ph.D. e cerca de 60 mestrados.

 

O Investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal