Jubilação de José Manuel Valença com casa cheia

José Manuel Valença, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, deu a sua última lição no dia 18 de outubro, na Universidade do Minho, em Braga.

Com o mote “Uma viagem com a matemática”, a cerimónia de jubilação contou com a presença de familiares, amigos, colegas, alunos e ex-alunos, entre outras personalidades que fizeram questão de marcar presença neste tributo ao considerado coautor da primeira ligação à internet em Portugal.

Na sessão apresentaram o seu testemunho Pedro Guedes de Oliveira, Manuela Sobral, José Pina de Miranda, Alberto José Proença e José Nuno Oliveira, que aproveitaram para enaltecer José Manuel Valença e contar um pouco da sua experiência vivida com o professor.

Perante um auditório praticamente completo, a jubilação terminou com a última lição de José Manuel Valença, que, além de abordar diversos aspetos da sua carreira académica, fez uma reflexão passada e futura sobre a sua atividade letiva na UMinho.

As contribuições de José Manuel Valença passaram pela coordenação da “1ª Conferência World Wide Web”, que foi organizada na UMinho, em julho de 1995. Além disso, o académico esteve envolvido na criação do curso de Matemática e Ciências da Computação da UMinho e foi consultor principal na criação do Cartão de Cidadão. Fundou ainda a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e esteve ligado a projetos de segurança para vários ministérios do Governo, como o voto eletrónico, a lei sobre certificação digital, a fiabilidade do sistema financeiro e as eleições ao Parlamento Europeu.

José Manuel Esgalhado Valença nasceu há 70 anos, em Lisboa. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Lourenço Marques, em Moçambique, e doutorado em Engenharia pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Leciona desde 1980 na UMinho, tendo sido diretor de vários cursos, do Centro e do Departamento de Informática, do Centro Algoritmi, fundador do Laboratório de Software Confiável do INESC TEC e UMinho e mentor dos grupos de investigação em Lógica e Métodos Formais, Criptografia e Segurança da Informação. Foi ainda avaliador para a Comissão Europeia, a Fundação das Universidades Portuguesas e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), entre outras. É autor de diversas publicações científicas e didáticas de referência na área. Jubila-se aos 70 anos de idade.

A cerimónia de jubilação de José Valença decorreu no dia 18 de outubro, pelas 15h00, no auditório A1 do Campus de Gualtar, em Braga.

 

O investigador INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal