Pode a IA ajudar no trabalho de investigação? Tutorial de investigador INESC TEC mostra que sim – e foi premiado

Leonel Morgado recebeu um prémio na conferência internacional Immersive Learning Research Network por mostrar como a Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade das análises de conteúdo em contextos de investigação e prática.

O investigador do INESC TEC Leonel Morgado foi premiado numa conferência internacional dedicada a aprendizagem imersiva por mostrar como a Inteligência Artificial pode ajudar quem faz trabalho de investigação científica.

Leonel Morgado apresentou um tutorial que demonstra como criar uma versão personalizada do ChatGPT dedicada à análise temática de dados qualitativos. A demonstração aconteceu na Immersive Learning Research Network (iLRN), que aconteceu em Glasgow.

“O nosso foco foi demonstrar como outros investigadores e profissionais do setor podem criar as suas próprias ferramentas personalizadas para melhorar a eficiência e a qualidade das análises de conteúdo em contextos de investigação e prática”, explica o investigador.

O tutorial “Authoring a Personal GPT for Your Research and Practice: How We Created the QUAL-E Immersive Learning Thematic Analysis Helper” recebe, assim, uma distinção num dos eventos bandeira na área. Indexada no ranking CORE – que avalia as principais conferências dedicadas a computação –, a conferência iLRN é um evento multidisciplinar que congrega especialistas internacionais na área da aprendizagem imersiva.

Na 10.ª conferência do evento discutiu-se a utilização de tecnologias como a realidade aumentada e virtual – e como podem ser aplicadas para melhorar a educação num quadro de práticas apoiadas no trabalho de investigação.

Leonel Morgado apresentou o tutorial com o investigador Dennis Beck, da Universidade do Arkansas (Estados Unidos da América).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal