Projeto INESC TEC finalista dos Portugal Digital Awards 2022

O projeto SIS^1 (Smart Insurance System), que marca a colaboração entre o INESC TEC e a empresa NAU21, foi um dos finalistas da edição deste ano dos Portugal Digital Awards, na categoria Best Insurance Project. O SIS^1 propõe uma nova gestão colaborativa e transparente dos tradicionais processos de negócio da atividade seguradora.

Combinando tecnologia blockchain e machine learning, este projeto permite avaliar as condições de contratos de seguros, tomar decisões automáticas e estabelecer termos contratuais adicionais. Em particular, a ferramenta desenvolvida desmaterializa e simplifica processos contratuais de seguros e aplica algoritmos de  machine learning que permitem efetuar previsões sobre sinistralidade, melhorar a análise de risco e explorar oportunidades de negócio personalizáveis, nomeadamente, up selling e cross selling.

Através da negociação automática, o SIS^1 vai potenciar a colaboração entre entidades, com benefícios para as várias partes, gerando valor acrescentado através de técnicas de extração de conhecimento.

O INESC TEC participa no projeto em duas diferentes frentes. Primeiro, no desenvolvimento da camada de gestão do acesso a dados, que permite definir e aplicar políticas de acesso complexas e flexíveis. “Estas permitem refletir, por exemplo, as condições de consentimento de processamento de dados por parte de clientes e das entidades participantes na rede colaborativa”, explica Ana Nunes Alonso, investigadora do Laboratório de Software Confiável.

Numa segunda frente, o INESC TEC participa também na aplicação de algoritmos de machine learning com características de preservação de privacidade/confidencialidade eficazes e compatíveis com as políticas de acesso a dados definidas. “Estes permitem extrair conhecimento dos dados existentes respeitando tanto o consentimento expresso por clientes como as condições de partilha de dados definidas pelas entidades participantes”, acrescenta Ana Nunes Alonso.

A iniciativa Portugal Digital Awards, promovida pela Axians e IDC, visa reconhecer e premiar projetos, equipas e líderes empresariais que conduzem à transformação e progresso das organizações e da sociedade.

A 7ª edição dos Portugal Digital Awards contou com um júri composto por 26 jurados e observadores, de diferentes áreas de negócio. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 6 de dezembro e a sessão está disponível aqui.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC e UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal