Projeto vai desenvolver plataforma de informação para apoio à economia florestal

No âmbito do projeto FLOREST@ vai ser desenvolvida uma infraestrutura de informação colaborativa, que vai permitir a recolha e a organização de dados para produção de indicadores e modelos de risco. O objetivo é disponibilizar um conjunto de dados que possa apoiar a tomada de decisão política e técnica e contribuir para as atividades de planeamento e gestão florestal.

A plataforma FLOREST@ vai recolher dados existentes ou obtidos por sensores, bem como dados de observação no terreno, através do uso de tecnologias móveis. Esses dados, referentes ao clima, solo, água, vegetação e outros processos biogeoquímicos, serão depois organizados de forma a produzir indicadores e modelos de risco, tendo em conta os perfis de utilizadores e os diferentes tipos de uso, num quadro de gestão dos ciclos de dados e metadados, designadamente captura, organização, modelação e publicação.

Conforme explica José Correia, que juntamente com Artur Capela e Lino Oliveira integra a equipa de investigadores do HumanISE – Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação do INESC TEC – envolvida no projeto, “a plataforma FLOREST@ visa apoiar a tomada de decisão política e técnica dos proprietários através do acesso a dados, no caso, indicadores, a informação, como modelos de risco, e a gestão do conhecimento, resultante da monitorização do clima, solo, água, vegetação e outros elementos ou processos críticos, para a sanidade dos ecossistemas e produtividade dos povoamentos florestais”.

Ao promover a divulgação e partilha da informação, a infraestrutura apoiará as atividades de planeamento e gestão florestal, desenvolvimento de projetos e operações florestais, certificação e comércio de produtos, bem como a gestão colaborativa e governança de utilizadores e todas as partes interessadas no espaço e atividades florestais. O primeiro protótipo da infraestrutura deverá estar disponível para utilização em março de 2023. De seguida, será realizado um piloto, prevendo-se que a plataforma fique disponível para utilização em junho de 2023.

O Projeto FLOREST@ – Plataforma/infraestrutura de informação colaborativa para avaliação, monitorização e gestão de riscos na produção e dinamização da economia florestal – é financiado ao abrigo do programa Portugal 2020, sendo liderado pela empresa Ubiquity Technology e copromovido pelo INESC TEC, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Forestis – Associação Florestal de Portugal.

O envolvimento do INESC TEC no FLOREST@ surge na sequência de outros projetos, no âmbito da gestão florestal, realizados nos últimos anos, nomeadamente dos projetos SIFOREST (em 2019), PLIS (em 2020) e rePLANT (a decorrer até 2023), refletindo diversas competências existentes, particularmente ao nível das metodologias e ferramentas de planeamento de sistemas de informação, das respetivas arquiteturas, infraestruturas de dados geoespaciais e interoperabilidade de dados.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal