Redes Inteligentes: INESC TEC promove ação de capacitação em colaboração com Universidade Técnica do Atlântico

Durante os meses de junho e julho, o INESC TEC vai levar a cabo uma ação de capacitação dedicada ao tema “Redes Inteligentes” junto dos docentes do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR) da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) de Cabo Verde, e de formação para atores empresariais com atividade no setor da energia elétrica. Esta ação dá seguimento ao acordo de cooperação entre o INESC TEC e a UTA, assinado em 2022.

Micro-redes, arquiteturas e redes elétricas inteligentes, mobilidade elétrica e integração na rede, carregadores de veículos elétricos ou comunidades de energia são alguns dos temas a ser abordados na ação de capacitação, promovida pelo INESC TEC em colaboração com o ISECMAR. A iniciativa destina-se a docentes do instituto, tendo sido acordado que poderiam participar também representantes de empresas com atuação na área da energia elétrica de Cabo Verde, como por exemplo a ELECTRA, empresa concessionária, a CABEÓLICA, a maior empresa de geração eólica do país, e outras organizações como a ELECTRIC Wind ou o CERMI.

A primeira sessão aconteceu no dia 6 de junho e foi conduzida por Clara Gouveia, investigadora no Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, contando com a participação de 70 profissionais, maioritariamente representantes do ecossistema empresarial, entre os quais membros do Conselho de Administração da ELECTRA. As sessões 2, 3 e 4 foram conduzidas por Carlos Moreira, David Rua e Ricardo Ferreira, investigadores no CPES – todas com audiências igualmente numerosas.

“As opiniões recolhidas indicam que a sessão foi um êxito”, avança Vladimiro Miranda, Diretor Associado do INESC TEC e coordenador da iniciativa, acrescentando que a ação de capacitação é composta por 10 módulos de formação e que, após essa fase, “está pensado seguirem-se visitas de docentes ao INESC TEC, no Porto, e de investigadores deste instituto ao ISECMAR, no Mindelo, Cabo Verde”.

As restantes sessões, a decorrer até ao dia 6 de julho, contarão com o contributo de Joel Soares, Ricardo Silva e José Villar, igualmente investigadores no CPES.

O INESC TEC e a Universidade Técnica do Atlântico assinaram um Memorando de Entendimento, em 2022. O acordo visa a colaboração em matéria de gestão de ciência, intercâmbio e capacitação de recursos humanos, prevendo uma série de iniciativas, nomeadamente, o apoio tecnológico às áreas da biologia e ciências do mar, a organização de cursos intensivos de formação, workshops e seminários, e a participação conjunta em projetos I&D.

O investigador do INESC TEC, Carlos Moreira, mencionado na notícia tem vínculo à UP–FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal