Robôs autónomos para pulverização de vinhas testados pela 1ª vez em Portugal

O primeiro evento de demonstração do projeto europeu SCORPION – que está a desenvolver robôs autónomos para pulverizar vinhas de montanha, sem desperdício de químicos, com vantagens ambientais e económicas – decorreu em novembro, no INESC TEC e na Quinta do Seixo, no Pinhão.

Esta demonstração teve como objetivo principal testar e validar em ambiente real as soluções preliminares do projeto, em particular os sensores, recetores GNSS (utilizando sinais do sistema Galileo) e os controladores do robô. Durante os dois dias, foram realizadas palestras e workshops internos, com espaço para discussão e troca de opiniões.

O projeto europeu SCORPION – Cost effective robots for smart precision spraying, financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 está a desenvolver novas tecnologias que vão permitir uma redução no uso de fitofármacos e um aumento dos níveis de mecanização e automação em vinhas de montanha e culturas arbóreas permanentes, em geral, o que se traduz, como já referido, em benefícios ambientais (menos poluição química) e económicos.

“Nestes dois dias tivemos a oportunidade de apresentar e validar dois robôs inovadores, totalmente projetados pelo INESC TEC. Nesta fase, o consórcio está a desenvolver alfaias inovadoras e sistemas avançados de navegação, perceção e segurança para serem acoplados a estes robôs.  Com o sucesso desta integração, no próximo ano iremos provar o potencial destes robôs para a redução da quantidade de químicos utilizados em tratamentos da vinha.”  afirma Filipe Neves dos Santos, investigador do CRIIS e coordenador do projeto.

O evento contou com a participação de 22 investigadores, de 7 Instituições: INESC TEC (8), DEIMOS (2), TEYME (2), CERVIM (3), EUT (2), CNR (4) e INNOVI (1).

Até ao final do projeto, em dezembro de 2023, estão previstas mais quatro demonstrações: duas em Itália (março 2023 e setembro 2022), uma em Espanha (maio 2022) e uma última em Portugal (agosto 2023).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal