INESC TEC marca presença em evento dedicado ao presente e ao futuro da inovação em Portugal

O presente e o futuro da inovação em Portugal foi o mote do evento TECH4INNOV, no qual o INESC TEC participou, apresentando algumas das suas soluções mais inovadoras, para setores como o Mar, a Energia e a Indústria. Organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no dia 29 de março, no Europarque, em Santa Maria da Feira, esta iniciativa teve como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e conhecimento. 

Um veículo submarino, um robô quadrúpede e um painel de carregamento e conversão de energia. À partida podem não ter nada em comum, mas foram algumas das inovações com selo INESC TEC que estiveram em destaque durante o evento. No fundo, são alguns dos muitos projetos complementares, desenvolvidos em diferentes áreas de atuação estratégica do Instituto, e com ligação a parceiros empresariais, que pretendem demonstrar o trabalho do INESC TEC enquanto promotor de impacto económico e social.  

O MARES (Modular Autonomous Robot for Environment Sampling) é um submarino autónomo, capaz de descer até aos 200 metros e de percorrer 100 quilómetros, seguindo trajetórias pré-definidas, enquanto regista os dados que vai recolhendo. A sua estrutura modular permite uma rápida reconfiguração, dependendo da missão a desempenhar. Pode, por exemplo, transportar sensores de qualidade da água para detetar níveis de poluição ou câmaras para estudar fundos marinhos. A grande vantagem deste robô-submarino desenvolvido pelo Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC é que não necessita de um operador, podendo auxiliar equipas de investigação em determinadas tarefas nas suas missões, que de alguma forma podem ser complexas ou perigosas de ser executadas por humanos.  

O painel Power & Energy mostra dois sistemas avançados desenvolvidos pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC: um ponto de carregamento de veículos elétricos (EVSE) com capacidade de comunicação bidirecional e um conversor híbrido para sistemas de produção fotovoltaica, para instalações residenciais, com capacidades de controlo avançadas. No fundo, ilustra algumas das competências tecnológicas que são trabalhadas no laboratório do CPES: veículos elétricos e eficiência energética. 

O robô quadrúpede, apresentado pelo Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), não se limitou ao espaço INESC TEC, e “passeou-se” por toda a mostra. Equipado com sensores, este robô tem funções de vigilância e monitorização, mas pode também ser utilizado na manipulação de objetos, através da integração de um braço robótico. Esta última opção está inclusive a ser trabalhada numa dissertação de mestrado em curso no INESC TEC, que se intitula “Quadruped manipulator for potential agricultural applications”. 

O programa do evento contou ainda com a participação de José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, que marcou presença como keynote speaker, com uma apresentação sobre “A Inovação nos últimos 30 anos”.  

Para além dos espaços de demonstração, o TECH4INNOV contou ainda com um conjunto de painéis de debate com convidados nacionais e internacionais, bem como sessões de pitches, masterclasses e mesas redondas.  

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal