Apurar o stress hídrico nas plantas é tarefa crítica para a otimização de inputs agrícolas de base aquosa e contribui para processos mais sustentáveis e eficientes. A pensar nesta necessidade de mercado, o INESC TEC desenvolveu uma tecnologia capaz de mapear a distribuição de água na vegetação. A inovação, apelidada de Water Percept, está entre as três finalistas do prémio «Empreendedorismo e Inovação» do Crédito Agrícola, na categoria “Produção, Transformação e Comercialização”.
A tecnologia faz a medição da quantidade de água na vegetação de modo preciso e não-invasivo, através da produção de imagens 2D ou 3D para caracterização do stress hídrico das plantas.
Desenvolvida pelos investigadores do INESC TEC Cândido Duarte, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), Filipe Neves, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), e Rodrigo Borges (antigo investigador, na altura integrado no CTM), a inovação faz a medição da quantidade de água na vegetação de modo preciso e não-invasivo, através da produção de imagens 2D ou 3D para caracterização do stress hídrico das plantas.
A candidatura do projeto ao prémio do Crédito Agrícola foi liderada pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) e a tecnologia, com aplicações no âmbito da agricultura de precisão, está protegida por um pedido de patente europeia.
Os investigadores INESC TEC mencionados têm vínculo ao INESC TEC.