Tecnologia que reduz o tempo de tratamento de doentes oncológicos vence prémio de inovação digital

O projeto Gentil – Text Mining venceu o prémio Portugal Digital Awards na categoria Best Future of Work Project, que distingue o melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores. Desenvolvida pelo INESC TEC em parceria com o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) e a ValeConsultores, a tecnologia utiliza ferramentas de text-mining e NLP (Natural Language Processing) para disponibilizar informação clínica estruturada, apoiando a tomada de decisão clínica em contexto oncológico.

O grande objetivo da equipa de investigadores é facilitar o acesso e a consulta de informação clínica de forma a apoiar os profissionais de saúde no seu quotidiano. “O projeto Gentil – Text Mining permite extrair a informação de forma estruturada a partir de registos clínicos contendo informação sobre o estado de saúde do paciente, antecedentes patológicos, dados biométricos, exames e diagnósticos, entre outros, disponibilizando-a depois em painéis para fácil consulta dos profissionais”, explica o investigador Mário Amorim Lopes, investigador INESC TEC.

Para proceder ao tratamento do texto escrito pelos médicos nos registos clínicos, foi necessário aplicar técnicas de NLP. Alípio Jorge, investigador INESC TEC responsável pela equipa de NLP do projeto, detalha que “é necessário aplicar técnicas computacionais de processamento de linguagem natural que permitem que a máquina entenda o conteúdo, identificando no texto diagnósticos, tratamentos e ações futuras, entre outros elementos. Isto é feito usando um conjunto de técnicas incluindo modelos neuronais de linguagem e Entity Linking”. Além disso, surgem desafios adicionais uma vez que o texto está escrito em português, uma língua menos estudada pela comunidade científica.

Neste contexto, o projeto propõe uma solução para a grande quantidade de dados associados a cada doente e, consequentemente, para o tempo que é necessário despender para consultar essa mesma informação, que muitas vezes é gerada em instituições ou por profissionais de saúde distintos.

Ao ganhar tempo na consulta de informação, será possível eliminar redundâncias, como a realização de exames em duplicado, e encurtar o tempo de tratamento dos doentes. “A ferramenta vai ainda permitir a disponibilização de informação estatística/evidência clínica de pacientes de coortes similares, permitindo comparar a efetividade de determinados tratamentos bem como cruzar informação com protocolos de tratamento americanos e europeus, assim como com artigos científicos”, indica o investigador Mário Amorim Lopes.

A tecnologia servirá sobretudo os profissionais de saúde do IPO Porto e terá como objetivo reduzir os tempos de consulta, diagnósticos e tratamento dos doentes desta unidade, bem como reduzir os custos dos mesmos. “Com o Gentil – Text Mining o médico deixará de necessitar de consultar páginas e páginas de ‘texto livre’ e passará a ter num dashboard as informações consideradas mais críticas para auxiliar no processo de tomada de decisão”, reforça Renato Magalhães, gestor do projeto e Diretor do Serviço de Gestão de Sistemas de Informação e Comunicação do IPO Porto.

Acerca da distinção nos Portugal Digital Awards 2021, a equipa diz ser “um reconhecimento do trabalho desenvolvido e motivação adicional para continuar a desenvolvê-lo”. Os Portugal Digital Awards são organizados pela IDC e Axians e distinguiram, na sua 6ª edição iniciativas que promovem a transformação digital em 22 categorias distintas.

Os investigadores INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo à UP-FCUP e à UP-FEUP-UP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal