Telecomunicações 6G, perceção e inteligência artificial: evento debate convergência e desafios sociais

Promover o debate sobre a relação entre as telecomunicações, a sensorização de ambientes baseada em técnicas rádio e de visão computacional, e a inteligência artificial. Este foi o mote da 11ª edição do Open Day do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, que aconteceu no dia 10 de maio, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Com o tema “Communications and Machine Perception – Convergence and Societal Challenges”, a edição de 2023 do Open Day CTM reuniu mais de uma centena de participantes, entre representantes da indústria, da academia e da administração pública, que tiveram a oportunidade de discutir a convergência das telecomunicações e da perceção artificial, analisando o seu impacto na resposta aos desafios sociais e à sustentabilidade ambiental, assim como assistir à demonstração de tecnologias desenvolvidas no INESC TEC.

“Procuramos promover o debate e a reflexão em torno da nova revolução que se antevê nas telecomunicações 6G e que consistirá na combinação de comunicações móveis com débitos, que poderão atingir as centenas de Gbit/s, com visão artificial obtida por câmaras de vídeo e pelas antenas, que também funcionarão como radares”, explica Manuel Ricardo. Segundo o Professor Catedrático da FEUP, Diretor Associado do INESC TEC e organizador do evento, esta combinação de comunicações e visão “dará origem a novas aplicações ainda por identificar, mas com potencial de provocar uma revolução equiparável à da Internet ou dos telemóveis”.

De acordo com Manuel Ricardo, importa garantir, por um lado, que estas tecnologias apoiam a transição da economia para um modelo sustentável e, por outro, compreender “a forma como as inevitáveis técnicas de inteligência artificial se articularão com este ubíquo sistema de comunicações e perceção artificial”.

Este foi o ponto de partida do Open Day CTM, que contou com um programa vasto, contemplando uma intervenção de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, uma apresentação de Ivan Seskar, professor da Rutgers University (Estados Unidos), que abordou a construção de comunidades habitáveis, seguras e inclusivas com recurso a tecnologias hiperlocais, e uma mesa-redonda, moderada por Arlindo Oliveira, presidente do INESC e Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que contou com a participação de Ivan Seskar, Aníbal Matos, administrador do INESC TEC, Paula Viana, investigadora no INESC TEC e professora coordenadora no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e Luís Pessoa, investigador no INESC TEC e docente convidado na FEUP.

Rui Campos, Coordenador do CTM e docente na FEUP, deu a conhecer o trabalho de investigação em telecomunicações e perceção artificial realizada no INESC TEC, que lidera atualmente um consórcio internacional que vai desenvolver equipamento científico e infraestruturas laboratoriais para explorar esta área de convergência, em colaboração com parceiros europeus e norte-americanos.

O evento, que contou ainda com intervenções de Rui Calçada, Diretor da FEUP, José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, e António Cunha, Presidente da CCDR-N, encerrou com uma sessão de demonstrações de tecnologias desenvolvidas no CTM.

O vídeo da sessão encontra-se disponível aqui.

Recorde-se que o Open Day CTM é um evento anual, que tem como objetivo aumentar o conhecimento e promover a discussão sobre tópicos de investigação considerados emergentes, reunindo representantes da indústria e da academia.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal